Wednesday, August 24, 2022

“um castigo Exemplar” (impressões pessoais)

 

O século dezanove, a seguir á -segunda guerra Mundial, é seguramente a época mais retratada nos livros. Imaginem que até Júlia  pinheiro aborda essa temática.

 

Este livro passa-se em Portugal sensivelmente na mesma época do que li anteriormente. As questões sociais não mudam. Era uma época em que eu já  escrevi aqui e volto a repetir, em que as mulheres usavam não só espartilho para compor a sua silhueta mas o mesmo espartilho também as aprisionava enquanto seres pensantes e autónomos.

 

As mulheres nessa época estavam muito limitadas pela sociedade e, imagine-se, nem podiam apresentar-se em público transpiradas. O único fluído corporal que talvez as mulheres pudessem apresentar de forma visível eram as lágrimas. Era o que se esperava delas. Enfim.

 

Mas os livros mostraram que existem histórias de mulheres surpreendentes, possuidoras de uma força e de uma coragem que desafiam quaisquer convenções sociais. Júlia Pinheiro pega um pouco no exemplo de Lesley pearse e cria a sua própria heroína á portuguesa.

 

Amélia acaba por casar com Henrique que a veio pedir em casamento ao seu pai. No entanto Henrique era de classe social mais elevada do que Amélia e a sua família não aceitava essa união.

 

Com o tempo, Amélia viu-se infeliz no seu casamento, até porque Henrique colocou os seus negócios á frente do seu casamento, praticamente abandonando Amélia.

 

Mais tarde, Amélia veio a descobrir que Henrique levava uma vida dupla com a mulher que era o seu verdadeiro amor. Com uma força vinda não se sabe de onde, Amélia urde um elaborado plano de vingança.

 

Não sabia que Júlia  Pinheiro também sabia escrever!

 

No comments: