Tuesday, August 02, 2022

Fatias de bolo

 

Mais um dos sonhos recorrentes.

 

Desta vez havia um evento na ACAPO num domingo. Eu já estava revoltada porque tinha coisas combinadas já nesse dia e tive de abdicar.

 

Era um almoço onde estavam presentes todos os nossos amigos. Técnicos da instituição estavam também ali para nos servir. Eu já estava contrariada porque serviam os outros e eu ficava para trás. Se eu soubesse, nem tinha vindo.

 

O pior surgiu quando foi colocado na  mesa um enorme bolo de noz e maçã, seguramente feito por alguém. Era um bolo apetitoso e fofo. Um grande bolo.

 

As fatias foram distribuídas igualmente por todos mas no final sobrava ainda mais de metade do bolo. Ele era muito grande e fofo.

 

Perguntaram se alguém queria mais. Pelos vistos não era para toda a gente, dado o que se passou a seguir.

 

Eu tirei uma fatia de bolo que  embrulhei num guardanapo para levar para casa. Realmente estava ainda a comer uma fatia mas houve uma técnica que, sem me dizer uma palavra, tirou da minha frente a fatia que eu tinha para levar e deu a uma colega minha que tinha já a seu lado três fatias de bolo já embrulhadas também.

 

Imediatamente me saltou a tampa: então eu não podia levar uma fatia de bolo para casa e outras pessoas levavam logo três ou quatro? Se elas são pobres, eu também sou porque nem a prestação social de inclusão estou a receber. Ainda por cima, num domingo á tarde, tive de deixar o que estava a fazer para vir ao almoço. Ninguém me obrigou mas, se era para ter este tratamento, mais valia ter ficado em casa, mesmo que tivesse de comer o que eu lá tinha. Ao menos não saía dali humilhada e ofendida.

 

Curiosamente a técnica que me tirou o bolo no meu sonho até é uma pessoa com quem eu me dou bem. No sonho estava visivelmente irritada e nervosa.

 

Na vida real, não têm havido convívios e isso está-nos a deixar um pouco isolados porque o convívio saudável entre todos fazia bem a todos a nível mental. Conheço pessoas que estão muito isoladas e que tinham nestes convívios que se deixaram de fazer um modo de sair de casa e de estar com outras pessoas. Eu nem falo de mim. Existem pessoas em situações muito difíceis mesmo.

 

No comments: