Tuesday, August 16, 2022

“Eurico, o presbítero” (impressões pessoais)

 

Eu sempre fui assim: quando era obrigatório ler um livro para as álulas, era da maneira que eu não o lia mesmo.

 

O tempo em que eu andava a estudar, era obrigatório ler este livro, entre outros. Quando é que eu afinal o li? Agora mesmo. Muitos anos depois.

 

Sinceramente, não havia nada mais interessante para recomendar a jovens que andam a estudar? Ah, era para lerem autores portugueses. Pois…

 

Agora ninguém vinha atrás de mim se eu não lesse esta obra, ao contrário do que  acontecia quando andava a estudar. Era esse o desafio. Sempre gostei de ler o que me apeteceu e na altura certa. Entendi que era agora, pois bem, quem me ia impedir.

 

Sinceramente, não me agradou esta obra. Trata-se de um romance de cavalaria em que os visigodos estavam em guerra com os mouros e Eurico tinha de escolher entre Deus, a Pátria e o seu amor. Para quê estar a preocupar as pessoas, se já a vida delas  lhes dá trabalho que chegue?

 

E querem mesmo saber por que só agora peguei neste livro? Porque já tenho livro escolhido para a minha rubrica do Youtube. À partida estou a pegar em livros que eu sei de antemão que não são muito do meu agrado ou que já tive oportunidade de ler há muitos anos atrás, como vai ser um dos casos.

 

No comments: