Wednesday, February 02, 2022

“Se isto É um Homem” (impressões pessoais)

 

Comemora-se por estes dias o dia do Holocausto.

 

Primo levi, judeu italiano, narrou as suas vivências nos campos de concentração. Este é o primeiro volume das suas impressionantes histórias.

 

Por mais livros que se leiam deste capítulo tão negro da nossa História, os testemunhos dos sobreviventes ainda continuam a impressionar pela sua crueza e veracidade.

 

Como foi possível seres humanos transformarem outros seres humanos em lixo praticamente? Como foi possível tanta maldade, tanta crueldade?

 

Quando julgávamos que já tínhamos ouvido falar de tudo, sempre aparece mais um depoimento de atrocidades in imaginárias que os Alemães infligiam aos restantes povos.

 

Esperamos bem que não voltemos a ter estes acontecimentos nas nossas vidas. Isto foi terrível demais. A maldade humana talvez tenha sido concentrada nesta época. Sempre que há guerras, há atrocidades e atropelos aos direitos humanos mas aqui não se tratou da guerra propriamente dita. Não estamos a falar de campos de batalha. Estamos a falar de campos de concentração, de campos de extermínio. Gerações inteiras de homens e mulheres desapareceram. O Holocausto foi sem dúvida uma página que não se deve repetir.

 

Quanta maldade! Quanto sadismo! Sinceramente, faltam palavras para descrever o que se passava nos campos de concentração.

 

No comments: