Monday, January 10, 2022

“Carrie, A Estranha” (impressões pessoais)

 

Stephen King era um anónimo professor mal pago que se entretinha a escrever nas horas vagas. Sujeitava alguns dos seus escritos a editoras que sempre os rejeitavam.

 

Certo dia, após novo desaire, arremessou todos os seus manuscritos pela janela. Valeu a sua mulher que os foi recuperar. Entre eles estava aquele que viria a ser o primeiro livro de muitos de sucesso de Stephen King. Este livro do qual vou falar.

 

Stephen King começa a sua aventura literária por falar de Carrie, uma adolescente que era ostracizada pelos colegas na escola por ser diferente, fruto de uma educação rígida imposta pela sua mãe que era uma fanática religiosa.


Carrie simplesmente queria ser como as raparigas da sua idade mas encontrava resistência na religião severa imposta desde tenra idade pela sua mãe que a castigava sempre que ela simplesmente tentava ser uma menina como as outras.


ela tinha também um dom. Desenvolveu a telecinética como resposta talvez á revolta que sentia pelo punho de ferro da mãe que por mais do que uma vez a ameaçou sacrificar em nome de Deus para se purgar do pecado.

 

Carrie tinha dezasseis anos e ainda não era menstruada. A mãe não lhe falou desta situação normal para uma menina  porque associava o sangue ao pecado. Isto levou Carrie a se ver numa situação embaraçosa perante a sua turma quando tomavam banho depois de uma aula de Educação Física. Ela foi completamente enxovalhada pelas colegas sem perceber o que se estava a passar. Encontrava-se mesmo assustada por pensar que estava a morrer esvaindo-se em sangue.

 

Foi aí que começou a ser cozinhada a revolta interior de Carrie que culminou com uma terrível vingança.

 

Moral da história. Não se deve subestimar os mais fracos. Podem surgir surpresas muito desagradáveis e até fatais.

 

Um livro simplesmente genial que trata de vários temas, tendo a educação como pano de fundo. Sendo Stephen King ele próprio um docente, a sua primeira obra iria desenrolar-se em contexto escolar. Curioso também o facto de Carrie partilhar o dia de nascimento com o autor.

 

No comments: