Sunday, January 02, 2022

2021

 

As passas e o camarão já estavam alinhados em cima da mesa da sala quando soaram as doze badaladas de um novo ano.

 

O meu pai acordou e abriu uma garrafa de champanhe que bebemos os dois rapidamente. O camarão também depressa findou. Um brinde a um novo ano que agora começa. Cheio de árduas batalhas e aliciantes desafios. Estamos em 2022, ano que vai começar muito tremido pela minha parte porque infelizmente ainda não estão resolvidos alguns assuntos inerentes á minha situação desde há mais de dois anos a esta parte. São coisas que se têm vindo a arrastar e a desculpa da pandemia não pega. Enquanto esse assunto não estiver resolvido, não haverá sossego na minha vida. O luto e a tristeza de uma vida destruída vão perdurar.

 

Apesar de todos estes contratempos, 2021 acabaria por ser um ano positivo. Foi o ano em que coloquei em marcha alguns projetos e realizei alguns sonhos. O maior dos quais foi ter o meu próprio programa de rádio. Tal sucedeu em junho.

 

Dois meses antes, a 3 de abril de 2021, coloquei em marcha um projeto pessoal. Uma ideia que eu tive para aproveitar a minha conta de Youtube e para colocar a render também o facto de muita gente dizer que ficava com vontade de ler certos livros porque eu falava neles. Assim nasceu o projeto “Ler Sem Ver”. No início  deste projeto, o meu canal tinha 29 subscritores e agora conta com 80. Provavelmente chegarei aos cem neste novo ano.

 

O Futebol por mim jogado também me proporcionou alguns momentos aprazíveis. Fiz história a 25 de setembro último ao entrar em campo num torneio internacional. Tornei-me assim oficialmente a primeira mulher em Portugal a praticar Futebol para cegos. Um mês depois, outras jogadoras se juntaram a mim e um dos grandes desafios de 2022 será ver uma seleção feminina de Futebol criada. Ficarei extremamente orgulhosa por ter sido eu a dar o primeiro passo. Espero deixar um projeto duradouro e de sucesso.

 

Mas o grande momento deste ano que agora passou prendeu-se com o facto de ter visto o meu conto “Vou Escrever um Livro” ser premiado com o primeiro lugar num concurso literário organizado pela Biblioteca Comunitária da Caritas Diocesana de Coimbra. Faltava apenas  colocar á prova este meu talento para a  escrita que pode vir a ser o meu futuro, dada a situação em que me vi forçada a ficar. Em 2022 prometo escrever aqui mais contos e textos criativos e procurar outros concursos. Quem sabe não arrisco e finalmente edito o meu primeiro livro?

 

Também foi em 2021 que iniciei juntamente com os meus colegas um projeto com o “teatrão” de Coimbra. Escrever para teatro também está nas minhas possibilidades para o futuro.

 

Em suma,  foram neste último ano semeadas bases para desenvolver e aperfeiçoar neste ano que agora acaba de começar.

 

A leitura fez naturalmente parte de muitos dos meus dias e continuará a fazer. O melhor livro que li em 2021 foi “A Rapariga Invisível” do escritor português Carlos M. Queirós.

 

Quanto ao melhor texto do Blog, ele tem simplesmente o título “premonição” e fala sobre alguém que por aqui esteve pouco tempo mas deixou a sua marca. Eu vi-o a marcar e festejar um golo que marcaria poucos dias depois. Um golo que faria história. Provavelmente o mais importante que esse jogador marcou na vida.

 

Que comece a festa! Que se abram desde já as hostilidades neste humilde espaço para 2022!

 

No comments: