Monday, January 17, 2022

“A Caminho de Casa” (impressões pessoais)

 

Sem dúvida que os animais são incríveis. Apesar de gostar mais de gatos, admiro os cães. O que eles fazem para estar com as pessoas. Os sentimentos genuínos que nutrem pelos seres humanos, alguns deles não merecedores do seu amor e dedicação.

 

Lucas alimentava os animais abandonados que viviam debaixo de uma casa em ruínas em frente à sua. Os empreiteiros  não se importavam em matar todos aqueles animais. Um dia pensaram exterminar todos os cães e gatos mas sempre ficaram alguns. Levaram a mãe da protagonista desta história mas ela ficou para trás, sendo alimentada por uma gata e criada juntamente com gatinhos. Foi aí que Lucas a achou e foi amor à primeira vista.

 

Contra tudo e contra todos, ele queria ficar com a cadelinha a quem deu o nome de Bella.

 

Bella logo se mostrou útil para amenizar os traumas de guerra da mãe de Lucas que tinha combatido no Afeganistão. Lucas levou a cadelinha para o hospital de veteranos de guerra e logo as melhorias foram visíveis noutros pacientess.

 

Só que o empreiteiro que queria construir nas casas da frente ameaçava demolir as casas e matar os animais. Logo travou uma guerra com Lucas e Bella foi perseguida por um inspetor camarário para os animais abandonados sem escrúpulos. Por duas vezes levou Bella para o canil municipal, a última das quais foi salva de morrer por um amigo de Lucas que se encontrava lá a fazer trabalho comunitário.

 

A cadela foi entregue a uma família de acolhimento muito longe de casa. Com saudades do dono, ela acabou por fugir e começa aqui uma longa saga a caminho de casa. Bella vive inúmeras aventuras, conhece inúmeros animais e pessoas no seu longo e árduo trajeto onde aprende que a vida não é fácil. Ela narra na primeira pessoa todas as peripécias por que passou, até que retomou a casa onde se deparou com outros moradores, que não os seus donos. Desesperada, ela resolveu procura-los onde pensava que eles estariam. No hospital dos veteranos de guerra.

 

Um livro emocionante e que prova que os animais não merecem certos seres humanos. Muitos são cruéis e não percebem que os animais têm sentimentos. Muitas vezes mais nobres e genuínos do que os de algumas pessoas. Ter um animal como amigo é meio caminho andado para não nos desiludirmos.

 

No comments: