Friday, May 03, 2013

Sofrimento e loucura

O Benfica está na final da Liga Europa e irá jogar com o Chelsea no próximo dia 15 de Maio em Amsterdão. Para trás ficam noventa minutos de loucura e de sofrimento que passo a narrar.

Respondendo aos apelos de Jorge Jesus, o Estádio da Luz encheu e o ambiente estava espectacular. Teria adorado estar ali. Seria um momento único. Uma festa bonita.

Começa o jogo. Os nervos já se apoderam de mim. Sinto um certo formigueiro a percorrer-me o corpo.

Salvio começa o jogo a rematar. O guarda-redes turco segura.

Cardozo remata. O guarda-redes do Fenerbahce não tem problemas em defender.

Lima joga a bola com a mão. Que pena! A jogada era muito boa.

Está o Kuyt no chão. ,Ele que se levante!

GOOOOOOOOLOOOOO GAITAN! É o delírio. Estamos apenas com dez minutos de jogo. O sangue ferve. Só falta um golo e ainda só estamos com dez minutos de jogo.

Agora a equipa francesa de arbitragem assinala uma grande penalidade a favor do Fenerbahce por alegada mão de Garay na área. Antes havia um fora de jogo de Sow que ninguém viu. Kuyt converte. É um balde de água gelada para nós. Temos agora de apontar dois golos mas acreditamos que é possível.

Maxi Pereira remata muito por cima.

Artur defende um remate de Sow.

Maxi Pereira vê o cartão amarelo por derrubar em falta o Jogador Número Quarenta E Oito do Fenerbahce. Este cartão afasta-o da final.

Há mais um remate de Sow ao lado.

O Jogador Número Dezasseis do Fenerbahce vê o cartão amarelo e também não jogará a final. Aqui para nós, já não irá jogar de qualquer jeito.

Cardozo com perigo. Ai se ela entrava!

Enzo Perez vê cartão amarelo. Escusado dizer que foi por protestos. Houve um lance duvidoso, pois houve, mas o Jogador Número Trinta E Cinco do Benfica tinha mesmo de protestar. Admiração era se isso não acontecia. Irra!

GOOOOOOOLOOOOOOO CARDOZO! Ele merece este golo hoje pelo que tem feito. Vamos acreditar que estamos na final! Falta só um golito e esperamos que a equipa de arbitragem francesa não volte a inventar e a sonegar-nos grandes penalidades.

Salvio remata e o guarda-redes turco defende a dois tempos.

Agora o perigo ronda as imediações da baliza de Artur.

Matic também com algum perigo.

Ali o relvado parece um campo de batalha com vários jogadores caídos. Um é Dirk Kuyt, outro é o Enzo e há mais uns quantos. Kuyt parece ter sido o que se lesionou mais seriamente, pelo menos é o que se queixa com mais visibilidade. Terá levado sem querer com o pé do Enzo Perez nas costas, na zona dos rins que dói imenso.

Há substituição para a equipa turca mas não é o Kuyt que vai sair. É outro jogador que anda ali a coxear visivelmente.


E assim algo atribulado que o jogo vai para intervalo com o Glorioso SLB a vencer por 2-1 e a fazer ainda sonhar os adeptos.

Cardozo já começa por rematar ao lado.

Agora há alguma apreensão no Estádio da Luz. Num lance completamente casual com Gaitan, o Jogador Número Setenta E Sete do Fenerbahce cai completamente inconsciente no relvado e tem de ser retirado em maca e com todo o cuidado directo ao hospital. Esperemos sinceramente que nada de grave aconteça com este jogador que é aplaudido de pé por todo o Estádio da Luz num gesto muito bonito de todo o público. Infelizmente ele não está em condições de apreciar este emocionante gesto. Apesar de não ser um jogador impetuoso (longe disso) Gaitan tem algum azar em lances destes. Estou-me a lembrar de há umas épocas atrás da forma como também saiu de campo o guarda-redes do Estugarda, também num jogo da Liga Europa e também num lance completamente fortuito do Jogador Número Vinte do Glorioso. Se a memória não me falha, também no Campeonato cá do burgo, Gaitan teve um lance destes com alguém que eu não me lembro quem foi mas tenho uma vaga ideia que foi alguém do Vitória de Setúbal.

CARDOZO!!!!!!! GOOOOOOOOOLOOOLOOO! Que maravilha! Vamos ver se aguentamos isto até final.

O livre era perigoso para os turcos mas o Jogador Número Oitenta E Oito do Fenerbahce encarregou-se de atirar a bola quase para fora do estádio. Obrigadinha, amigo!

Artur defende uma bola perigosa rematada pelo Jogador Número Nove do Fenerbahce. Há que ter agora calma e defender este resultado com garra.

Há claramente uma mão na bola do Jogador Número Quatro do Fenerbahce. Fica claramente mais uma grande penalidade por assinalar mas não importa. Depois de angustiantes momentos finais em que um golo do adversário podia deitar tudo a perder, vencemos por 3-1 e seguimos rumo a Amsterdão onde encontraremos o Chelsea. Vencer a final talvez seja difícil mas estamos lá e isso já e motivo de orgulho e de felicidade.


No comments: