Wednesday, May 29, 2013

“Olha O Passarinho”- Terra A Terra (Música Com Memórias)



Estou sem palavras. Andava eu à procura de qualquer versão deste tema popular do Alentejo e vim justamente encontrar aquela que primeiro conheci e que há mais de vinte anos não ouvia. Aliás, eu pensava que esta era mesmo a versão original, se é que isso existe num tema tradicional.

Estamos em 1989. A minha avó tinha falecido há escassos meses e, apesar de o tempo estar melhor que nos dias de hoje, andava um pouco em baixo.

Para complicar um pouco as coisas, poucas estações de rádio estavam abertas. As rádios locais haviam fechado em finais de Dezembro e só tínhamos as rádios nacionais para ouvir.

Uma das rádios que mais ouvia era a Rádio Comercial que na altura tinha pouco ou mesmo nada a ver como a Rádio Comercial que todos conhecemos nos dias de hoje. Para terem uma ideia, este tema que hoje trago passava lá por volta dessas dez da noite. Não me lembro do nome do programa mas passava a seguir a um programa de discos pedidos chamado “Peça Que A Gente Passa”. Praticamente só se pedia música portuguesa. Naquele tempo não havia música pimba e o Emanuel até atendia artisticamente pelo nome de Américo Monteiro. No dia em que o Tony de Matos faleceu, os ouvintes só pediam temas dele. Eu lembro-me. Nesse dia estava no auge da minha tristeza e do meu desassossego interior. Lembro-me que este tema também passou nessa noite que ficou tão para trás no tempo.

Eu adorava ouvir esta música. Alegrava-me um pouco, não sei porquê. Um dia acordei de manhã depois de uma das raras noites em que dormi alguma coisa com esta música na cabeça. Depois nunca mais a ouvi até há pouco.

Foi uma grande surpresa ter encontrado isto logo à primeira, quando qualquer uma versão me servia. Estou completamente extasiada com tamanha proeza e por ter recuperado estes fragmentos da minha vida.


No comments: