Monday, May 20, 2013

“O Alibi Perfeito” (impressões pessoais)



Esta é a segunda obra que leio da escritora norte-americana Patricia Highsmith. Há uns anos atrás li também “O Talentoso Senhor Riply”.

Esta obra é uma colecção de desconcertantes contos policiais que começam com ideias sombrias que levam a que se cometam os mais engenhosos crimes. O lado mais desonesto e os pensamentos mais tenebrosos dos personagens acabam por cativar o leitor em cada um dos pequenos contos.

Recomendo especialmente que leiam o ultimo conto que se chama “Maquinações” - um título muito feliz mesmo. Resta saber se a escritora escreveu o conto antes ou depois de lhe dar o título. Eu normalmente gosto de escrever a partir de um título que me vai surgindo mas conheço quem escreva primeiro o livro ou o conto e só depois pense no título. Este conto está muito bom mesmo. Tanto os personagens se andaram a estudar mutuamente para ver quem acabaria em primeiro com o parceiro, que ironicamente foram acabar no mesmo sítio. Simplesmente genial!

Por tudo isto e muito mais, dou nota bastante positiva a esta obra. É preciso ter grande inteligência, criatividade e imaginação para conceder histórias tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexas.

Um pouco de cultura e de história nunca fez mal a ninguém e eu gosto de aprender mais sobre os mais variados temas. Desta vez vou-me debruçar sobre a história do Diabo ao longo dos tempos.

No comments: