Wednesday, May 01, 2013

“Coração Independente”(impressões pessoais)













Como não podia deixar de ser, este post tem de começar com música. Com alguns dos fados mais marcantes precisamente do autor deste livro que, perante uma situação de perigo de vida iminente, se dignou a partilhar connosco as suas memórias.

Recordo-me de João Braga há uns anos (em 1999 ou 2000) num espectáculo de comemoração de mais um aniversário da ACAPO. No intervalo de cada fado, João Braga contagiava a plateia composta maioritariamente por deficientes visuais com o seu bom humor e as suas piadas.

Também conheço João Braga dos “Grandes Adeptos” da Antena 1 ainda do tempo em que o programa passava na primeira hora da tarde de Desporto ao Domingo. Eu nunca perco esse programa.

À partida, quem lê este livro, fica a pensar que o fadista só se relaciona com gente mais da classe nobre e com nome na sociedade portuguesa mas depois recordo os momentos que citei lá em cima e acho que João Braga é um homem simples, que contagia com o seu humor e boa disposição.

Quando se está num hospital, independentemente do risco de vida que se corre e do sofrimento que a enfermidade nos inflige, não sei porquê, é um local onde passa por nós a retrospectiva das nossas vidas. Comigo também acontecia. Talvez esse fenómeno se fique a dever à descompressão dos nossos sentidos, ao sentimento de conforto e segurança que um local como aquele oferece, o ambiente em si…

A leitura desta obra foi positiva, atendendo ao bom humor e ao talento para contar historias de João Braga. Apenas como facto menos positivo destaco a repetição exaustiva de nomes de pessoas que o iam visitar. Isso foi um travão na narrativa mas não impediu de lhe dar todo o interesse.

Por falar em narrativas interessantes, vou agora passar os olhos e a mente por mais um romance policial de uma autora da qual ainda não li nada. Estou a ler “Chegou A Tua Hora” de Karen Rose.








No comments: