Wednesday, May 15, 2013

Festival Eurovisão da Canção 2013 (primeira semifinal)

Este ano, uma vez que Portugal não participa no Festival Eurovisão, terei de fazer serão duas noites em vez de uma só para não perder pitada das canções concorrentes.

A primeira semifinal decorreu esta noite e, na minha opinião, os dez países que passaram à final do próximo Sábado foram mesmo os que tinham de passar. Nada de surpresas desagradáveis.

O Festival deste ano parece-me de excelente qualidade. Já no ano passado tivemos ali grandes canções e, sobretudo, grandes intérpretes. A Rússia terá levado a canção mais original e conseguiu o segundo lugar.

Este ano as canções parecem muito sóbrias e mais viradas para as baladas ou para o pop comercial que ouvimos todos os dias na rádio. Dinamarca, Irlanda e Bélgica apostaram nesse registo e passaram á final com naturalidade.



Também predominam as baladas. Nesta semifinal ouviram-se algumas e quase todos os seus intérpretes passaram também à final. Mesmo a Moldávia, que traz sempre grandes aberrações ao Festival, este ano optou por uma balada e pelo puro talento da sua intérprete. Vamos a ver se é uma aposta ganha!



A música que mais se afastou das demais foi a do Montenegro. Naturalmente não passou. Era mesmo a que eu não queria que passasse. Aliás, foi uma noite horrível para os países que compunham a Antiga Jugoslávia. Estiveram a concurso a Croácia, o Montenegro e a Sérvia e nenhum alcançou a final. Resta aguardar o que fazem a Bósnia e a Macedónia na próxima quinta-feira. Se não passarem, vai ser uma final inédita, sem as repúblicas dos Balcãs.



Termino com a canção que foi a minha favorita. Aquela canção em quem votaria se pudesse votar. Foi logo a segunda canção a concurso nesta semifinal. Curiosamente é uma canção cantada na língua materna e não em Inglês mas é uma canção que me enche as medidas. É a canção da Estónia e também está na final do próximo Sábado.



Quinta-feira acompanharei a outra semifinal e trarei para aqui para este espaço também as minhas impressões.


No comments: