Wednesday, May 22, 2013

“O Diabo” (impressões pessoais)



Para além de apreciar livros cheios de acção, de vez em quando também gosto de ler algumas obras como esta que nos leva numa viagem desde os tempos mais remotos até aos dias de hoje para nos apresentar como o Diabo foi sendo visto ao longo dos tempos.

A existência ou não desta entidade está envolta em controvérsia, tal como está a existência ou não de Deus. Serão duas entidades opostas, uma ligada ao Bem e outra ligada ao Mal e não existirão uma sem a outra.

Esta obra acaba por ser interessante porque nos leva até à época da caça às bruxas e nos dá a conhecer alguns mitos bem antigos dos quais nunca ouvimos falar. Eu gosto sempre de saber estas coisas.

Se eu acredito realmente que o Diabo existe? Nunca pensei sobre isso mas acho que já todos sabemos que o Ser Humano tem a sua personalidade e isso pouco tem a ver com Deus ou com o Diabo. Terá a ver com factores do mundo exterior ao próprio Homem ou com alguma perturbação mental. Apesar de ter grande curiosidade pelo sobrenatural e essa temática me fascinar bastante, não acredito piamente em demónios e em espíritos. Sei que existem algumas coisas para as quais não há explicação mas deve, certamente, haver alguma e não está na existência de espíritos ou do Diabo.

A nota que dou a esta obra é bastante positiva. A sua leitura foi bastante interessante e bastante enriquecedora sob o ponto de vista cultural.

Por falar em Diabo, em satanismo e outras coisas relacionadas com essa temática, penso que não nos vamos afastar muito dela. Vamos ler uma oba chamada “O Padre Negro”.

No comments: