Friday, May 17, 2013

Festival Eurovisão da Canção 2013 (segunda semifinal)



Bem, depois de ouvir isto, não há palavras para falar de todo o resto e mesmo os dedos se turvam para teclar seja o que for. Acho que nunca ouvi coisa igual.

Vou tentar dizer mais qualquer coisa sobre esta semifinal que, na minha opinião (tirando este senhor romeno) foi mais fraca do que a primeira. Dá a sensação de que juntaram as baladas todas na primeira semifinal e os temas mais mexidos nesta. Estava a ser muito difícil achar uma música de que gostasse mesmo muito, tal como aconteceu na passada terça-feira.

A canção de Malta terá sido uma das que mais gostei. Passou à final.



Temos a Bulgária que nos vem com repetentes que já haviam participado em 2007. Fui espreitar e reavivar a memória, embora tivesse uma ideia da sua participação anterior. Dizem que esta não foi a primeira escolha dos búlgaros porque foram reclamados direitos de autor na primeira música escolhida. Assim olhando para esta, acho-a demasiado parecida com uma que ouço às vezes na rádio mas que não sei o título. As semelhanças são imensas.





Gostei igualmente das participações de San Marino, Geórgia e Suíça. Destas, só a Geórgia passou. De referir que os países do Norte da Europa estão todos na final e não há nenhum país oriundo da Antiga Jugoslávia na final. Deve ser inédito!









Este ano não houveram músicas assim espampanantes, talvez a Grécia nos traga a canção mais original. Com esta crise, que mais resta aos Gregos que não seja beber.



Sábado cá estarei eu a ver o Festival. O meu favoritismo iria naturalmente para Bonnie Tyler, visto ser uma cantora de que gosto mas este senhor romeno é capaz de não dar hipóteses a ninguém, tal como fez a Loreen no ano passado, que nem a canção forte que era a da Rússia teve hipóteses. Vamos ver no que isto dá mas agora aposto numa vitória da Roménia. Não é todos os dias que se encontra alguém assim.

No comments: