Tuesday, January 04, 2011

Ano de viragem

Tal como é da praxe por estas alturas, cá estou eu para fazer um balanço daquilo que foi o ano de 2010 que agora chega ao fim.

Foi um ano com muitos aspectos positivos e alguns negativos, tal como todos os outros, mas as perspectivas de que algo mude um pouco nos próximos tempos são quase nulas.

O factor mais relevante prendeu-se com uma mudança enorme que se operou na minha vida quando eu já mão estava totalmente disponível para tal. Nos primeiros tempos, o facto de eu ter arranjado emprego foi um factor positivo mas depressa se tornou um entrave para todos os meus objectivos pessoais e até para as minhas necessidades.

Foi pelo facto de ter arranjado emprego que fiquei impedida de fazer aquilo de que mais gosto nas melhores condições e isso tem-me abalado um pouco. São muitas horas de trabalho exigente e de pressão constante e eu não estou muito preparada nem sou muito propensa a executar tarefas rotineiras sem que uma boa dose de criatividade esteja presente. Depois é claro que há problemas. Não me sentindo confortável e estando muitas horas sujeita a um ambiente que é o contrário daquele em que me sinto bem, as coisas começam a não correr pelo melhor.

Quando finalmente surge uma oportunidade para mudar a situação, eis que o facto de estar empregada me inviabiliza que e acolha esse novo projecto que estaria mais talhado para as minhas capacidades físicas e para as minhas características psicológicas. Apesar de ser apenas um estágio, seria preferível porque faria coisas diferentes todos os dias e isso para mim é importante. Também ninguém me menosprezava ou criticava pelas minhas diferenças como chegou a acontecer. O facto de poder ajudar outras pessoas com deficiência também ia pesar bastante mas infelizmente não voltarei a ter uma nova oportunidade de realizar o estágio profissional.

O que mais me revolta é o facto de ter o raio de acção muito limitado pelas minhas dificuldades inerentes a ter uma deficiência. Quero com isto dizer que, em igualdade de circunstâncias com as minhas colegas, se me dessem a escolher para que secção gostaria de ir, não hesitaria em preferir ir para as caixas.

Mudando de assunto, pouco Desporto pratiquei neste ano que agora finda também porque o trabalho me absorve todo o tempo. Limitei-me a fazer pequenas caminhadas. Não ter tempo para praticar exercício físico está também a arruinar-me.
Ler e escrever ainda são duas actividades que eu vou fazendo na medida do possível. Por vezes o cansaço é mais forte. Quanto à leitura, trago sempre comigo um livro para ler na hora de almoço. Infelizmente as condições de concentração não são as melhores porque sempre existe barulho que por vezes me distrai.
O melhor livro que li em 2010 foi indubitavelmente “Anúncio De Um Crime” de Agatha Christie. Foi um livro que me absorveu imenso e com uma intensidade inigualável. Foi neste ano que descobri o encanto que é ler essa senhora que fez do romance policial a sua arte.

Segundo a crítica, o melhor texto escrito por mim em 2010 tem por título “Os Gananciosos” e baseou-se pura e simplesmente num acontecimento que eu e mais algumas pessoas observámos por acaso na rua. Com criatividade, imaginação e concentração surgiu algo que até eu me surpreendi a ler.

No Desporto não praticado por mim, naturalmente que 2010 fica marcado pela conquista do campeonato por parte do Benfica. É sempre uma alegria ver o meu clube campeão.

Em relação aos jogos virtuais, tive de abandonar quase todos por falta de tempo. Fiquei apenas com o Hattrick em que nada de relevante aconteceu e com o Maxtihlon onde tive quatro atletas da formação em provas internacionais. O facto de terem participado já é muito bom.

Termino com o facto mais positivo deste ano e que ocorreu há cerca de uma semana. O fim das hostilidades entre alguns familiares foi sem dúvida um grande acontecimento que irei guardar na memória. Só por isso valeu a pena viver este ano de 2010.

No comments: