Tuesday, January 25, 2011

Experiências

Já aqui tenho falado da dificuldade que sinto em relacionar-me com as minhas colegas de trabalho por serem tão diferentes e terem interesses completamente distintos dos meus.

Eu jamais poderei ter uma conversa com qualquer uma delas sobre um dos temas que eu domino. Muitas vezes em assuntos do quotidiano tenho dificuldade em me fazer entender por alegadamente usar sem querer termos que por vezes elas não conseguem entender o significado. Se assim é, seria um desastre total falar-lhes de assuntos mais específicos. Em música são algo limitadas. Para se ter uma ideia, deverá haver por ali uma grande legião de fãs do Tony Carreira. Apesar de não desgostar, sempre tenho uns gostos musicais bastante diversificados e bem estranhos. Aposto que em noventa por cento das vezes em que eu assobio ou canto parte de uma música elas ficam a olhar para mim porque não conhecem. Se conhecessem é que era de estranhar.

Hoje à hora do almoço estavam aí umas três ou quatro colegas minhas a interagir umas com as outras em amena cavaqueira. Qual era o tema da conversa então? Experiências vividas na sala de partos. Hum, interessante.

Enquanto comia, prestava atenção ao desenrolar da conversa e ia pensando que talvez escutar seria produtivo para quem deseja fazer da escrita o seu futuro. Devido à natureza do meu problema, não é aconselhável eu própria alguma vez viver a experiência de ser mãe. Ouvindo o relato das outras e usando um pouco de ficção consegue-se, em qualquer obra que seja necessário um episódio de maternidade, algo mais convincente.

O escritor tem de saber de tudo para conseguir convencer os seus leitores e é por isso que agora começo a olhar as conversas alegadamente sem conteúdo para mim como preciosos relatos reais para mais tarde me inspirarem. Mesmo o facto de me afastar daquilo que mais gostaria de fazer é uma importante fonte de enriquecimento para o futuro. Espero bem que isso aconteça. Para já vou absorvendo estas pequenas histórias. E experiências alheias que nunca chegarei a viver na primeira pessoa

No comments: