Sunday, January 14, 2007

Os ciclistas cá do burgo

Um grupo de ciclistas amadores juntou-se e fez uma pequena prova. O tempo estava cinzento mas não chovia. Ainda foram muitos os que decidiram dar umas pedaladas pelas terras bairradinas.

Nem parecia uma prova. Não havia polícia, bombeiros ou carros de apoio. Os bravos do asfalto estavam entregues apenas a si próprios. O pelotão (se é que se pode chamar assim) vinha alongadíssimo. A diferença de andamentos entre os seus elementos era por demais evidente e fazia com que ciclistas isolados, em pares ou em pequenos grupos evoluíssem na estrada cheia de obstáculos.

Um ciclista que aparentava alguma veterania parou mesmo à minha porta a pedir água para matar a sua sede. A camisola amarela e os calções escuros faziam lembrar o Lance Armstrong, mas não passava de um desportista de fim-de-semana, amante das boas pedaladas. A montanha mais difícil que teria pela frente talvez fosse mesmo a Lapa das Fitas.

Este episódio da passagem daqueles ciclistas fez-me sonhar um pouco e pensar no que seria se acaso fossem outros os ases da estrada que por ali passassem. Já tenho sonhado que uma grande prova de Ciclismo, com todos os grandes nomes, passa á minha porta. Naturalmente que os ciclistas da Rabobank passam ali e eu fico bastante contente. Pena isso não passar apenas de um sonho que se repete e que talvez nunca seja realizado. Quem é que quer realizar uma prova a passar naquela miséria de estrada?

Falando mesmo nos atletas profissionais e em tudo o que a eles diz respeito, falava-se novamente de uma equipa holandesa interessada em contratar um ciclista australiano. O estranho nisto tudo é que já não é a primeira vez que tenho conhecimento de anúncios como este. Até parece que a Holanda não está recheada de ciclistas! Ao dobrar de cada esquina há um. Digo eu.

Apesar de ter adormecido e de ter ido para a Internet bastante tarde, ainda deu para descobrir umas coisas curiosas que não deixam de ter a sua piada. Por exemplo, o sul-africano e ex-ciclista da Rabobank Robert Hunter parece que foi ensinar algumas regras de segurança aos mais pequenos. Sabendo-se que ele era dos atletas da Rabobank que mais vezes ia ao chão, os meninos devem ter aprendido bastante. Só se foi a ir ao chão sem se magoarem muito, isto é, sem fracturarem nenhum osso.

Também eu resolvi dar umas pedaladas naquele domingo. Claro que o meu Ciclismo se limita apenas à bicicleta estática. O treino durou 1h.01m.26s.65c.

Para terminar um dia marcado pelo Desporto, resta dizer que o Sporting venceu o Estrela da Amadora na condição de visitante por 0-1.

No que concerne aos gatos, eles têm andado um tanto ou quanto vagabundos. O Slava é mesmo o pior deles todos.

E há que preparar tudo para uma nova fase da minha vida. Eu nem estou em mim ainda. Parece mentira que vou para a Académica fazer a experimentação!

Situação do dia:
Como referi, aqueles ciclistas evoluíam na estrada sem carros de apoio nem ninguém que os socorresse. Ainda por cima a estrada é muito acidentada e propícia a quedas e problemas mecânicos. Já com a sua bicicleta a ceder, um ciclista teve mesmo de parar numa zona em que a estrada tem bastante areia. Quando já estava parado sem saber como prosseguir gritou pelo Zé.

Bacorada do Dia:
“Ligue o calapso!” (Caps Lock)

No comments: