Sunday, January 21, 2007

Apreensão pelo "Chicken"

Como habitualmente acontece nas madrugadas de sábado para domingo, costumo tirar as notícias de Ciclismo que me interessam. Naquela madrugada houve uma notícia que me intrigou e me fez temer algo de grave.

Michael Rasmussen, o “Rei da Montanha” nas duas últimas edições da Volta a França teve uma lesão bastante complicada resultante de uma queda durante uma prova em Itália. O que eu nunca pensei foi que tal lesão colocasse mesmo o atleta em risco de lhe ser amputada a perna por eventual necrose.

Em entrevistas dadas, o nosso “Chicken” mostrava-se optimista quanto à sua recuperação, apesar do relatório clínico se mostrar reservado e da promoção do russo Dmitri à equipa principal da Rabobank.

Ora aí está uma coisa que me fez pensar no pior. À última hora foi promovido um ciclista à equipa profissional e outro (Thomas Rabou) contratado para o substituir na equipa continental. Não está em causa a promoção do Dmitri. Eu acho que essa promoção deveria ter acontecido mais cedo. Temo apenas que ela esteja relacionada com algo de grave que possa acontecer a Rasmussen que tanta falta nos faz.

Quero acreditar que a opção de a Rabobank ter mais um ciclista do que é habitual tenha apenas a ver com a longa ausência do ciclista dinamarquês ou com o facto de dar outra segurança à equipa. Recorde-se que o ano passado chegámos a alinhar apenas com seis ciclistas em clássicas face às ausências de muitos atletas por motivos físicos.

O que me deixa alarmada são algumas coincidências de notícias que não auguram nada de bom para o nosso trepador, nem para a equipa que se vê forçada a tomar medidas e a inscrever o vigésimo oitavo ciclista.

Para Novembro está prevista uma avaliação concreta à lesão de Michael Rasmussen e esperamos que tudo corra bem e possamos ver o nosso trepador novamente com a “Polka Dot” vestida. Tudo não passará de um susto.

A holandesa Skil-Shimano (equipa do Kenny, do Aart, do Maarten...) agora anda virada para contratar ciclistas franceses. São já três ou quatro ciclistas do país do Tour que são contratados. Um fenómeno curioso.

Era dia de cortar o cabelo bem curto. Lá tive eu de fazer o sacrifício de me levantar mais cedo. Não chovia, apenas o Céu estava encoberto. Estava ansiosa pelo jogo da Académica. A equipa ainda não venceu e adorava que fosse nesta jornada.

O tempo começou a pôr a sua cara mais feia e a chuva não tardou a cair. A hora decisiva do jogo da Briosa aproximava-se.

Foi com grande emoção que segui o relato do jogo da Académica que jogava em casa com o Aves. Apesar de me ter levantado mais cedo, não adormeci. Uma vitória naquele jogo também seria minha, uma vez que também contribui com uma pequena parte para aquele sucesso.

E o jogo começou a correr bem. A Briosa conseguiu vencer por 2-0. Em tom de brincadeira sempre fui dizendo que tinha sido necessário eu ir para lá para a equipa conseguir, finalmente, ganhar. Não cabia em mim de tanta felicidade.

O Benfica venceu o Estrela da Amadora por 3-1. O jogo ficou marcado por uma arbitragem manhosa de Carlos Xistra que expulsou Miccoli. O nosso avançado fica impedido de jogar justamente contra o Porto. Hum!

Karyaka regressou e apontou o terceiro golo do Benfica. Com que então o Benfica ia dispensar aqueles jogadores tão importantes como o Karyaka e o Karagounis? Não estaria mais que a cometer erros do passado. Foi quando o Karyaka entrou que o jogo teve outro interesse. Até aí, o interessante do jogo era saber se Carlos Xistra iria bater o recorde do Mundo de amostragem de cartões. Já fazia lembrar o célebre Martins dos Santos num jogo entre o Benfica e o Rio Ave em que se fartou também de erguer o braço empunhando um cartão.

Mais para a noite houve um jogo grande entre o Sporting e o Porto. As duas equipas empataram a uma bola. Melhor para o Benfica. Foi o resultado que qualquer benfiquista desejou.

Situação do dia:
No jogo entre o Estrela da Amadora e o Benfica, o árbitro Carlos Xistra mostrou 13 (?!!!) cartões amarelos e três vermelhos. Marca a abater nas próximas jornadas. Não será fácil. Martins dos Santos há muito que pendurou o apito.

Bacorada do dia:
Wingles” (Windows)

1 comment:

Anonymous said...

Well written article.