Monday, November 22, 2021

A sala de aula que vocês conhecem

 

De vez em quando sonho com uma sala de aulas que é sempre a mesma. Quem segue este meu humilde espaço sabe que assim é. É como se fosse um cenário. Cada vez que se grava uma cena numa sala de aulas, é sempre nessa sala.

 

Já aqui disse que provavelmente essa sala de aula é uma mistura de todas as salas de aulas onde já me sentei. Aqui vai mais um episódio onírico passado neste espaço!

 

Era início de mais um ano letivo. Havia novos colegas, novas disciplinas, novos professores. É justamente sobre novos professores de que vou falar.

 

Os alunos aguardavam já dentro da sala a chegada de um novo professor para lecionar uma disciplina. Até á data essa mesma aula não tinha quem a lecionasse.

 

Um dia chegámos de manhã á escola e já havia professor atribuído á disciplina em falta. O primeiro nome do docente era Nuno.

 

Fomos para a sala e vimos entrar um jovem muito bem parecido, digno de um galã de cinema. Um jovem atlético, moreno, másculo. Com um traseiro que sobressaía nas calças de ganga quando escrevia no quadro.

 

Provavelmente, a maioria das alunas nem estavam interessadas na matéria. Ainda por cima, a disciplina lecionada por tão sexy professor era muito enfadonha. Ele limitava-se a traçar uma espécie de gráficos no quadro.

 

Eu, por exemplo, tentava reproduzir aqueles gráficos dos quais não entendia nada. Saía uma coisa completamente diferente da que estava no quadro.

 

O professor continuava a traçar gráficos no quadro preto, indiferente aos suspiros e sussurros das alunas. Eu não me incluía nesse grupo, embora não parasse de olhar para a bunda do docente. Definitivamente, aqueles gráficos não me diziam nada.

 

A certa altura, o professor parou de rabiscar aquelas coisas no quadro e resolveu amenizar o ambiente. Era uma segunda-feira e ele desatou a falar sobre Futebol. Incrivelmente e para surpresa dele fui eu que lhe dei troco. Embasbacados, os meus colegas limitavam-se a assistir.

 

Assim estava eu a dissertar sobre o Desporto-rei quando acordei.

 

No comments: