Wednesday, November 24, 2021

“A Cidade Do Sol” (impressões pessoais)

 

Este livro já foi escrito há uns anos mas continua mais atual que nunca. Nos últimos meses, os talibãs regressaram ao Afeganistão e reverteram todas as liberdades e direitos adquiridos pelos cidadãos, principalmente pelas mulheres logo após a intervenção norte-americana.

 

Esta é uma história de ficção que podia muito bem ser uma história real. Dá conta dos horrores que se viviam no Afeganistão ao longo dos tempos. As mulheres particularmente ainda sofriam na pele as agruras da vida neste país.

 

Aqui nesta obra é contada a história de duas jovens que se cruzam. Ambas são vítimas de maus tratos infligidos por um homem com o qual foram forçadas a se casar por força das circunstâncias.

 

Felizmente este tipo de livros passados em países islâmicos também nos dão a conhecer o outro lado. Existem estes homens tiranos, autoritários mas também existem outros que tratam as mulheres e filhos com amor e carinho. A história de laila é disso exemplo. Salvo erro a mesma autora contou antes outra história muito similar em que a vítima era sobretudo maltratada pela mãe e apaixonou-se por alguém que a tratou com carinho e amor.

 

Muitas vezes olhamos para os povos islâmicos como um todo, apenas e só porque é o Estado com grande carga religiosa a implementar políticas de maus tratos às mulheres. Em casa, cada um faz o que quer. Existe certamente muita gente contra esse tipo de tratamentos. Homens e mulheres. Cá, ainda há não muito tempo, viviam-se situações muito semelhantes. Ainda hoje pagamos o preço deste tipo de mentalidades. Basta ver as notícias.

 

Numa altura em que o Afeganistão voltou a ocupar as primeiras páginas dos jornais, nada melhor que um livro para tentar compreender o que por lá se passa.

 

No comments: