Tuesday, August 31, 2021

“Se Eu Não Te Vir primeiro” (impressões pessoais)

 

Mais uma obra destinada ao público mais jovem que tenho oportunidade de ler. Deixem lá que me vou vingar brevemente com uma série de livros policiais de Blake pearse.

 

Esta história tem a particularidade de ter como protagonista uma adolescente cega. Para além das habituais questões de adolescentes de amores e desamores, Parker enfrenta com alguma rebeldia o facto de ser uma jovem diferente e querer ser como as jovens da sua idade.

 

Sinceramente, sei o e percebo o que ela sente. Estas questões também me surgiram e ainda surgem com frequência. Nem sempre as pessoas lidam connosco da maneira mais correta mas há que ver que ninguém as ensinou a lidar de outra maneira. O que fazem quando se confrontam connosco é instintivo.

 

Muitas vezes tais atitudes revoltam, magoam, constrangem. Por vezes as pessoas não sabem como se comportar e nem sempre tomam as atitudes mais corretas para connosco.

 

Esta adolescente ousava correr na rua sem problemas. Isso é justamente aquilo que me causa mais tristeza não poder fazer. Também tenho outra idade mas muitas das lágrimas que eu choro ainda hoje têm a ver com a paixão que nutria por correr na rua. Era uma liberdade incrível e, acima de tudo, um escape para o exigente e pouco motivador dia de trabalho que teria pela frente. Nos últimos tempos era mesmo o momento do dia, talvez o único, em que era visível um sorriso rasgado na minha cara. Acho que não teria a coragem de sair á rua e correr, por muita mágoa que isso me custe e esteja a ser difícil de ultrapassar.

 

Tal como toda a gente cega, provavelmente a maioria de nós, Parker é desconfiada. As pessoas não percebem mas temos de ser assim e só assim podemos sobreviver num mundo cheio de armadilhas que definitivamente não foi feito para nós. As pessoas por vezes são cruéis e não nos resta escolha que não desconfiar de tudo, de todos e até dos nossos sentidos que por vezes nos enganam.

 

Trata-se de uma obra que deve ser lida por todos. Esta e a que a seguir vou apresentar, ainda com a mesma temática. A cegueira.

 

No comments: