Monday, August 09, 2021

“Ressurreição” (impressões pessoais)

 

De vez em quando, sempre que tal se proporciona, faço uma incursão pelos clássicos da literatura. É este o caso.

 

Leon Tolstoi é sem dúvida um autor a ter em conta. Este livro é mesmo maravilhoso. Conta a história de um príncipe pertencente á alta sociedade que se apaixonou bem novo por uma rapariga do povo e, devido ás suas obrigações sociais e pressões familiares a teve de abandonar grávida.

 

Essa jovem depois vai parar a um prostíbulo e é acusada de envenenar um comerciante juntamente com outras duas pessoas que atribuem as culpas em tribunal somente a ela.

 

A jovem acaba por ser condenada a trabalhos forçados na Sibéria. Tendo feito parte do júri que a condenou, Dmitri ivanovich reconhece a sua amada e de tudo vai fazer por reparar a sua condição. Ele começa a viver num dilema entre escutar o seu coração que lhe indica o Bem como caminho e o que é expectável que um membro da sua classe social faça, ou seja, afastar-se dos mais humildes, desprezá-los até e espoliar os mais pobres dos seus direitos básicos, levando á degradação social das classes mais baixas.

 

Ele segue para a Sibéria atrás da sua amada e compadece-se pelos mais fracos que estão na cadeia porque apenas tentam sobreviver numa sociedade em que os mais poderosos são os verdadeiros criminosos que privam o povo dos direitos fundamentais e os levam á prisão que é onde pessoas entram honestas e saem corrompidas.

 

Dmitri não se consegue decidir sobre que caminho tomar. Precisará de uma inspiração divina?

 

No comments: