Thursday, August 05, 2021

“Lá. Onde O Vento Chora” (impressões pessoais)

 

E á segunda foi de vez. Este livro foi sugerido para lermos durante o mês de julho no nosso grupo de leitura. Eu já havia antes sugerido esta obra mas não tinha vencido.

 

Esta história é muito bonita e inspiradora. É a história de uma menina a que desde muito cedo se viu confrontada com o abandono daqueles que a amavam e a deviam proteger. A sua família era disfuncional devido ao alcoolismo do pai que fez com que a mãe abandonasse a casa quando Kya tinha apenas seis anos. Pouco a pouco, os irmãos foram abandonando também o lar e a criança viu-se sozinha a braços com um pai alcoólico.

 

A certa altura o pai também desaparece e a menina vê-se sozinha no Mundo, somente com a natureza do pântano como companhia. Ela desenvolve uma incrível apetência para conhecer os animais.

 

Enquanto isso, ela sente na pele a hostilidade dos seres humanos. Isso ainda faz com que ela se afaste mais. Ela torna-se vulnerável à maldade de certas pessoas que se tentam aproveitar dela. Tal como a Natureza lhe ensinou desde muito cedo, ela conta consigo própria para se defender da maldade do Mundo.

 

Apesar de não confiar nas pessoas, Kya ama o único Ser Humano que parece ter para com ela sentimentos sérios e de verdadeiro amor. Acabam por ficar juntos até ao fim.

 

Gostei bastante deste livro e identifico-me bastante com a personagem. Realmente, é dos animais que surgem os sentimentos mais verdadeiros. Eles são puros, não possuem maldade, não julgam, não descriminam.

 

No comments: