Monday, August 23, 2021

“poesias eróticas, burlescas e satíricas” (impressões pessoais)

 

Adoro livros proibidos mas também gosto de ler os nossos autores, os nossos poetas, assimilar a nossa cultura.

 

Bocage foi um dos nossos mais proeminentes poetas. Um ser incontornável. Não só escreveu poemas melancólicos, como também escreveu alguns destes trechos que fazem parte deste livro outrora proibido pela igreja e pelo Estado Novo. Depois do 25 de abril, as pessoas ainda coravam antes de confessar que eram felizes portadoras desta obra.

 

Eu ainda me ri. Só mesmo Bocage para não ter vergonha nem pudor para publicar estas coisas.

 

Há uns anos li um livro semelhante do vate. O poeta sadino não só ficou conhecido pela sua obra mais séria, como também pelas suas anedotas e os seus escritos menos próprios que embaraçavam a sociedade daquela época.

 

Diz-se que Bocage sem qualquer pejo ia distribuir alguns dos escritos que constam desta obra para a porta de igrejas e capelas depois da missa para apanhar as pessoas a sair das cerimónias religiosas. Que moral! Depois ainda se escondia só para ver a reção aos papeis que distribuía, alguns a criticar e a maldizer o Clero. Que senhor! Que génio! Que pena ele naquela época não ter um telemóvel para filmar. Seria desconcertante ver as caras das pessoas a lerem aqueles escritos. Se existisse Youtube, Bocage por certo seria expert.

 

Um homem muito à frente no seu tempo. Um génio!

 

No comments: