Saturday, June 29, 2013

“Drácula – O Regresso” (impressões pessoais)



Sempre ouvi falar de Drácula desde que me conheço mas muito pouco conhecia acerca deste personagem. Sabia apenas que era um conde, um vampiro, vivia num castelo na Transilvânia e pouco mais. Julgava, até há bem pouco tempo, que ele existiu na realidade.

Também ouvi falar muito de Bram Stokers. Na verdade, Drácula foi um personagem inventado por este escritor irlandês de contos de terror, do qual já tive oportunidade de ler uma obra também de pequenos contos. Lamentavelmente, não li a sua obra-prima e isso fez-me falta para entender esta obra que é justamente uma espécie de continuação da original. Tive de me socorrer do documentário que segue abaixo para ter umas luzes sobre ela e isso ajudou um pouco. Onde encontrar então “Drácula” de Bram Stokers? Quando passar na Bertrand do Dolce Vita (agora que tenho cartão) irei perguntar se há lá à venda.



Certamente que a britânica Freda Warrington leu a obra e, de tal maneira gostou dela, como resolveu continuar a saga de Drácula a partir do ponto onde ficou. Parece que não foi a única a fazê-lo. Muita gente terá prolongado o legado do Conde e muitos guiões foram escritos para cinema e outras obras foram escritas para além desta que acabo de ler.

Segundo conta, esta obra está muito fiel ao original, com a continuação das narrativas a partir dos diários das personagens (se fosse eu criava também um diário de Drácula, isso é que era bem original). Nesta enésima versão de Drácula, a autora ousa “matar” Van Helsing.

E agora alguém escrever outra obra a partir desta? Se fosse eu fazia assim: Drácula voltava a nascer…vindo do interior da Terra para atormentar novamente. Já que nada o parece destruir, não é o Inferno que o vai fazer.

Esta obra vale pela originalidade e pelo encanto da história em si. Fiquei com vontade de ver todos os filmes de Drácula, todos os que eu achar. Penso não ter visto o original no Youtube, o que foi realizado a partir da obra original de Bram stokers e realizado por Francis Ford Coppola. Há excertos desse filme no documentário que eu encontrei e que me documentou um pouco para eu entender esta obra.

Regressamos ao nosso Portugal e ao Alentejo profundo. O Dr. Bento Caldeira traz-nos “Memórias De Um Médico”.

No comments: