Friday, December 02, 2011

Magusto não é só comer castanhas








Para esta tarde de Sábado que até estava algo amena, estava marcado o nosso Magusto.

Para além das saborosas castanhas bem quentinhas, um grupo folclórico havia sido convidado para animar a festa.

Antes do começo das festividades propriamente ditas, houve uma reunião entre todos os associados com interesse em actividades desportivas para se fazer um levantamento das suas expectativas. Pela minha parte, estou mais interessada nas caminhadas, ate porque me falta disponibilidade para Ginástica e outras actividades. Saio muito tarde e cansada para, sobretudo no Inverno, me deslocar até lá acima, trocar de roupa, fazer Ginástica, voltar a trocar de roupa e voltar de autocarro. Estar longo tempo na paragem ao frio a esperar um autocarro. Tudo era diferente quando morava lá perto e ia logo para casa.

Os primeiros acordes da presença do grupo folclórico já se faziam ouvir. Deslocámo-nos todos para o terraço onde estava a decorrer toda a animação. É certo que havia uns jogos de mesa no salão mas eu não me interesso por essas coisas. Nunca me fascinaram.

No terraço as castanhas eram assadas. O fumo propagava-se pelo ar e o cheiro delicioso dessa iguaria também. O rancho tocava e dançava umas modas.

Que surpresa! O rancho convidou todos os presentes para dançar. Da primeira vez em que isso aconteceu, preferi ficar a fotografar e a filmar mas depois juntei-me à festa na companhia de uma das senhoras que fazia parte do grupo. Vendo os vídeos, posso dizer que até me saí melhor do que eu pensava. Para dançar, sempre tenho pés de chumbo.

Pode-se dizer que dançámos mesmo até ao cair da noite. Ficaríamos mais algum tempo a dançar no terraço se acaso a chuva não começasse a cair. À pressa, todo o grupo se deslocou para o salão sem deixar de tocar enquanto desmobilizava da rua.

A festa continuou lá dentro. Eu dançava com um amigo meu agora. Não estávamos mesmo a afinar. Mesmo assim, estivemos até ao fim. Até a festa terminar e dar lugar à patuscada com caldo verde, frango, castanhas, bebidas e bolinhos.

Foi uma tarde bem passada e divertida. Sabe sempre bem fazer coisas diferentes, confraternizar e estar na companhia animada dos amigos. Assim se passou uma bela tarde!

No comments: