Thursday, December 08, 2011

Greve precisamente um ano depois

Acho que se tem de instituir o dia 24 de Novembro como o Dia Nacional da Greve E do Protesto Contra o Governo. É que, há precisamente um ano atrás, também se fez uma greve geral que, como este texto de arquivo documenta, foi mesmo geral. Até os jogadores do Benfica aderiram a ela.

Este ano a greve não me afectou porque não tinha transportes a apanhar. Foi um dia normalíssimo de trabalho.



A greve foi mesmo geral


Mesmo a muitos quilómetros de distância, os jogadores do Glorioso não se esqueceram que estava marcada para este dia 24 de Novembro uma greve geral para protestar contra as medidas de hostilidade do Governo de José Sócrates. Solidários para com seis milhões de portugueses que os apoiam incansavelmente, os jogadores decidiram aderir.

Só mesmo uma adesão à greve que quase fez parar Portugal justifica uma derrota por 0-3 em casa de uma equipa tão modesta como é o caso do Hapoel. É que de outra forma não se compreende este desaire por números tão esclarecedores. O pacato cidadão português e dedicado adepto do Glorioso está sem saber se deve aplaudir este acto de solidariedade dos seus ídolos que até coloca em causa a sua continuidade nas competições europeias (a Liga dos Campeões já foi à vida com este resultado) se deve protestar e fazer uma greve para demonstrar isso mesmo: não apoiar o Benfica, nem assistir aos seus jogos pela televisão ou ouvir os relatos pela rádio.

Tem juízo o meu pai quando nos jogos importantes em que o Benfica participa se enfia na cama com os rádios e as televisões desligadas. Só no dia seguinte é que me pergunta como ficou o jogo. Estou a pensar seriamente em fazer a mesma coisa mas eu gosto em demasia de Desporto para fazer greve a tal tipo de eventos. Eu que não me importava que as televisões passassem Desporto vinte e quatro horas por dia. Nem que fosse tiro aos pratos.

De referir que não fiz greve. Tive de me levantar mais cedo e entrar ás sete horas da manhã para conciliar o transporte com a minha chefe que entrava a essa hora. Nunca fui de fazer greve. Prefiro outras formas de luta que não envolvam a ainda maior precariedade económica que um dia sem ganhar salário implica. Prefiro protestar contra os desperdícios do Governo e os cortes nos parcos rendimentos dos cidadãos através de um blog que quase ninguém lê. Pode ser que algum político, procurando na net páginas alternativas àquelas que toda a gente diz que lê e usa para descarregar a sua indignação, encontre este blog e fique desesperado a ponto de tomar outras medidas porque até num espaço como este se protesta contra as medidas de hostilidade do Governo.

No comments: