Monday, December 05, 2011

George Wright

Vi esta noite um excerto de uma reportagem na RTP 1 sobre o cidadão americano que fora um terrorista no passado e que agora é um pacato cidadão português acima de qualquer suspeita.

O Governo norte-americano quer levá-lo de volta para o seu país mas as autoridades portuguesas recusam a sua extradição porque entretanto Wright adquiriu nacionalidade portuguesa e tem a sua vida e a sua família em Portugal.

O que mais me espanta neste caso tem a ver com a capacidade deste homem em romper completamente com o seu passado criminoso e tornar-se um cidadão respeitado e honesto, um bom vizinho, um bom pai de família, um homem sempre disposto a ajudar o próximo.

Depois de capturado pela Policia Judiciária Wright encontra-se em prisão domiciliária. Os Estados Unidos querem-no julgar e condenar no seu território mas o Governo Português não o permite. Provavelmente nos Estados Unidos seria condenado a uma pena muito severa sem ter em conta a atenuante da completa reabilitação deste homem.

Na minha opinião, face ao processo de aprendizagem e de auto-reabilitação por que passou ao longo destes anos, cortando completamente com o seu passado, o melhor é deixar as coisas como estão. Privar este homem de tudo o que ele conseguiu seria uma condenação extrema. Assim está perto da sua família em sua casa, longe das cadeias norte -americanas que são autênticas escolas do Mal.

No comments: