Sunday, December 18, 2011

A Liga Europa como prémio de consolação

É o tudo ou nada para o Porto na Liga dos Campeões. Só a vitória interessa nesta partida em que os nortenhos têm pela frente o Zenit .

Ia sendo golo de Djalma mas não foi. Hulk cabeceia para as mãos do guarda-redes do Zenit e Moutinho ganha um canto na jogada seguinte.

James remata para a defesa de Malafayev.

Ih, que trapalhada ali vai na área do Zenit!

Hulk remata um pouco acima do alvo.

O primeiro a ver cartão amarelo neste jogo e o Jogador Número Dois do Zenit. Do livre nada resultou porque o guarda-redes estava atento.

Que bela jogada individual de Djalma! Do lance resulta um canto.

Reclama-se imenso uma alegada mão de um jogador do Zenit. O lance até já estava interrompido por falta de Maicon.

Maicon acaba por ver cartão amarelo por alegada boca dirigida a Danny. Aliás, o jogador português é fortemente assobiado pelos adeptos do Porto sempre que toca na bola. Isto está relacionado com o polémico festejo de um golo. Fica descansado o Hulk porque, ao assobiarem Danny, os adeptos do Porto ficam sem fôlego para o assobiar a ele. Hoje Hulk não ouvirá assobios a si dirigidos.

Faizulin também vê cartão amarelo por falta sobre Moutinho. Já que se fala em Faizulin, de russos que cometem excentricidades como ir tomar banho ao Rio Douro, esse indivíduo (o Faizulin que jogou cá e que foi despedido por…Luís Filipe Vieira quando ainda era presidente do Alverca) era homenzinho para cometer essa proeza. A água não achava fria, de certeza. A água na sua Sibéria natal estaria seguramente mais fria e nem sequer seria água. Seria gelo.

Para além de ter jogado no Alverca, depois também jogou no Farense. Lembro-me que ele tinha aí uns vinte anos e era um craque. Depois perdeu-se um pouco, para não dizer que se perdeu completamente. Foi pena! Eu achava-o um jogador talentoso. Ao contrário deste que aqui joga hoje, ele jogava preferencialmente pela ala esquerda e era louro. A última vez que o vi, foi num jogo de Futsal ou lá o que era entre veteranos que alinharam pelas selecções nacionais de Portugal e Rússia. Na altura ri-me porque os jogadores portugueses estavam bastante mais conservados e em forma do que os Russos. Alguns russos exibiam enormes barrigas que balançavam a cada movimento mínimo, carecas luzidias e mal mexiam aqueles rabos enormes também. O único que ainda estava em forma era o nosso amigo Faizulin. Parecia ainda mais pequenito mas ainda continuava mexidinho e em forma. Provavelmente ele ainda jogaria algures. Nem que fosse Futsal. Bem, conheço jogadores ainda mais velhos do que ele que ainda jogam ao mais alto nível. Ele tem quê? Trinta e sete anos?

Peço imensa desculpa por me desviar do jogo . Também nada de interessante e de relevante aconteceu enquanto eu divagava. Agora é que saiu mais um remate de Hulk.

Ao intervalo regista-se um nulo no marcador. Este resultado não serve ao Porto. De maneira nenhuma.

Sem nada a perder, Vítor Pereira troca Defour por Kleber para tentar chegar ao golo.

Otamendi vê o cartão amarelo por entrada despropositada sobre o Jogador Número Oito do Zenit.

Agora falha toda a gente. Defesas do Zenit e Hulk. James também remata ao lado.

Vai entrar agora no Zenit um jogador que não me é estranho. Mas de onde é que eu o conheço? Já sei. Penso que ele jogou pelo Spartak há uns anos contra o Sporting. E jogou bem, agora estou-me a lembrar. Quem sai é o Faizulin que parece não ter nada a ver com o que jogou cá. Nem parecido fisicamente é.

O Porto começa a ver a vida a andar para trás e começa a fazer alguma coisa para impedir a eliminação precoce da Liga dos Campeões. Entretanto o Shakhtar vence no Chipre o Apoel por 0-1.

Malafayev nega o golo a Moutinho.

Kleber parece que tem de trocar de calções porque subitamente o elástico dos que trazia rebentou. Ficou de calções na mão, o Jogador Número Onze do Porto. Pena que as câmaras não mostraram. Seria épico!

Mal entrou em campo, Varela rematou ao lado e um pouco por cima. Entretanto Hulk protesta e vê amarelo.

O Jogador Número Dois do Zenit remata agora do meio da rua, como se costuma dizer em linguagem futebolística.

O cartão amarela agora é exibido a Malafayev. Já começava a demorar a repor a bola em jogo. O empate já lhe servia. Ao Porto é que não.

Bela jogada de Moutinho mas mal finalizada pelo mesmo jogador.

Malafayev nega o golo a James. O Porto carrega agora em desespero.

Bruno Alves parece que vai entrar para ajudar a defender nos minutos finais. É o regresso ao Dragão.

O jogo chega ao fim com o marcador sem sofrer alterações. Isto significa que o Porto não se qualifica para a fase seguinte da Liga dos Campeões e cai para a Liga Europa- competição que venceu na época passada.

No comments: