Monday, February 14, 2011

Emoções da Taça da Liga

Sabia-se de antemão que para o Porto seguir em frente na Taça da Liga dependeria do que fizesse o Nacional da Madeira frente ao Beira-Mar em Aveiro. E os dragões que já não sabem o que é depender de terceiros há muito tempo...

O primeiro lance de perigo do jogo de Barcelos até pertenceu ao Gil Vicente mas o nosso Marianito através de um remate de longe também tentou a sua sorte. Ele que manifestou o desejo de regressar à Argentina, o que me deixou completamente desanimada. Assim não o vou poder ver. Não tenho TV Cabo. Sou pobre e por isso não vejo os jogos do campeonato desse longínquo país da América Latina. Espero bem que ele por cá continue.

Falei do Jogador Número Onze do Porto e logo me perdi. Onde é que eu ia mesmo? Como estava também a ouvir o relato pela rádio, além de acompanhar o jogo do Porto pela SIC, ouvi Fernando Eurico dizer que Walter se estava a queixar das costas. Das costas? Eu que sou mazinha diria que a lesão até é um pouco mais abaixo. No rabo, na bunda como dizem lá na terra dele. E a bunda dele até é bem avantajada por sinal.

E já me perdi novamente com o que não interessa. No jogo de Aveiro surgem más notícias para o Porto. Aos dezassete minutos o Nacional chega à vantagem por intermédio de Skolnik. No mesmo instante mas no terreno do Gil Vicente, Zé Luís remata à trave.

O Cristian Rodriguez não tinha o cabelo mais escuro? Se já lhe chamavam o cebola, vá-se lá saber porquê, com aquela cor de cabelo a alcunha já faz mais sentido. A cabeça dele já parece mesmo uma cebola com casca e tudo.

Voltemos ao jogo, que é para isso que nos pagam! O jogador Hugo Vieira do Gil Vicente aparece caído na área do Porto. Entendendo que o avançado minhoto simulou uma grande penalidade, o árbitro mostrou-lhe cartão amarelo. Este jogador, como mais à frente se verá, é extremamente interessante. Parece que anda tudo a dormir no Futebol Português para não o ver com olhos de gente. Naturaliza-se um avançado brasileiro quando há aqui tantos e de qualidade como este.

Ah ainda decorre o jogo entre o Estoril e o Sporting também para a Taça da Liga. Já me esquecia. E está empatado a uma bola. Não sei se será por muito tempo porque o guarda-redes do Sporting Tiago acaba de ser expulso por cometer uma grande penalidade sobre Luís Leal. Chega a informação de que Rui Patrício está a demorar uma eternidade para se arranjar para entrar em campo. Não demorará os tais oito minutos que uma vez José Mourinho disse que Sabry demorava a apertar as botas mas não há-de faltar muito. Entretanto Vinicius,jogador do Estoril que vai marcar a grande penalidade, espera.

Depois de Rui Patrício entrar finalmente e de Diogo Salomão sair, o jogador do Estoril converte a grande penalidade e confirma a derrota do Sporting perante o décimo segundo classificado da Segunda Liga.

Em Barcelos, Marianito proporciona uma brilhante defesa ao guarda-redes Nuno Santos.

De Aveiro chega a notícia de um golo do Beira-Mar que nada altera. O Porto teria mesmo de marcar e mesmo assim não chegaria. Só a vitória do Beira-Mar e a do Porto por margem confortável seriam a fórmula mágica para os nortenhos passarem.

E Ruben Micael lá fez o que tinha de ser feito- o golo que dava a vitória ao Porto antes do intervalo. Com a conjugação de resultados ao intervalo, o Nacional segue em frente.

A segunda parte dos jogos de Barcelos e de Aveiro prometia ser animada e Beto já se aplicava a um remate de livre de João Vilela.

O Gil Vicente parecia entrar empenhado em alterar o resultado e este aparente ascendente foi materializado com um golo marcado por Hugo Vieira numa jogada em que Zé Luís insistiu pela direita e em que Beto poderia ter feito melhor.

Aos cinquenta e três minutos Rafa marcou o segundo golo do Porto. Mal sabia ele que seria o seu último golo nesta temporada pois sofreria uma lesão grave que lhe custará todo o resto da época.

Como o jogo de Aveiro ainda estava empatado, de nada valia a vantagem ao Porto. Só um golo do Beira-Mar agora.

Enquanto Guarin rematava para fora, em Aveiro um certo jogador de quem passámos a gostar...ou talvez não… marcava o segundo golo do Nacional. Luís Alberto para já estragava as contas dos portistas, nada mais.

As coisas ainda pioraram mais para o Porto porque Hugo Vieira ainda marcou mais um golo. Ele que se dá a conhecer. É de facto um avançado interessante e...português.

Enquanto o Porto desperdiçava soberanas oportunidades de marcar, Hulk e James iam aquecendo já há largos minutos.

Mais um remate do Marianito para fora. Já começava a faltar tempo aos portistas para evitar a mais que provável eliminação da Taça da Liga.

Depois de uma onda de substituições para ambos os lados, André Cunha a passe de Hugo Vieira quase fazia o terceiro golo do Gil Vicente.

Enquanto que em Barcelos Hulk já tentava fazer das suas de livre, em Aveiro o jogador do Nacional Mihelic acabava de falhar uma grande penalidade rematando ao poste. Já nada haveria a fazer. O Nacional seguiria em frente e o Porto diria adeus a uma competição que tinha aspirações de ganhar. A competição que lhe falta.

Terminou o jogo de Aveiro com a vitória do Nacional por 1-2. O que restava do jogo de Barcelos seria desnecessário já, até porque se lamenta o que aconteceu nesses escassos instantes com a grave lesão de Rafa.

Após uma falta de Souza sobre o Jogador Número Oitenta do Gil Vicente, este tombou com todo o peso do seu corpo em cima de Rafa causando uma arrepiante lesão. Vemos Ruben Micael muito impressionado com a lesão do companheiro. Ainda bem que é futebolista. Se fosse bombeiro carecia de falta de estofo para a profissão.

É de lamentar esta lesão, ainda para mais num jogador que estava a atravessar um grande momento de forma e estava prestes também a ser chamado por Paulo Bento à Selecção Nacional. É muito complicado isto que Rafa está a atravessar agora.

Já agora o jogador que magoou acidentalmente Rafa foi Júnior Caiçara e não João Vilela como inicialmente tinha nos meus apontamentos.

Pior do que empatar o jogo e abandonar uma competição por conjugação de resultados com o adversário mais directo, para o Porto perder Rafa por um longo período é sem dúvida a maior derrota. Apesar de não ser portista, desejo ao jogador do Porto um rápido restabelecimento. São coisas que acontecem no Desporto!

No comments: