Wednesday, February 27, 2008

Os homens que regressaram do frio

Há cerca de um ano atrás, o que estava a dar era ir jogar para o Dinamo de Moscovo. Alguns dos melhores futebolistas nacionais trocaram o campeonato cá do burgo pelo frio gélido da Rússia.

O dinheiro pesou nas suas decisões e os dirigentes do Dinamo nutriam um grande interesse em contar com os vice-campeões da Europa de 2004 nas suas fileiras. O Dinamo de Moscovo tinha mais jogadores portugueses no seu plantel que algumas equipas da Superliga. Era espantoso!

Grandes jogadores como Derlei, Maniche, Luís Loureiro, Nuno ou Danny renderam-se ao encanto do Futebol Russo. Outros jovens como Cícero, Tiago ou Jorge Ribeiro também quiseram progredir nas suas carreiras num campeonato mais longínquo.

Mais de um ano volvido, o filão lusitano do Dinamo de Moscovo regressa a casa. Porque o dinheiro não é tudo, e a adaptação provavelmente estava a ser difícil, os nossos jogadores abandonam o frio que lhes dificultava a vida e voltam a desenvolver o seu Futebol em campos com temperaturas mais amenas.

Derlei foi uma grande surpresa quando saiu do Porto- onde era um dos melhores jogadores. Aparentemente foi transferido para os russos depois de se ter demorado de férias no País Tropical onde nasceu. Uma lesão grave fez com que o “Ninja” não se afirmasse em terras frias.

E se a sua partida foi uma surpresa, mais surpreendente ainda foi o seu regresso para o...Benfica. É contra a minha vontade que esse quezilento e indisciplinado jogador veste a camisola encarnada do Glorioso, mas até pode ser que ele venha ajudar. Para começar fez das suas no jogo de estreia contra o Boavista e levou um processo sumaríssimo- coisa que não existia ou não lhe era aplicada enquanto ele vestiu uma camisola mais em tons de azul e branco.

Desesperado à procura de pontos que permitam abandonar os últimos lugares da classificação, o Desportivo das Aves reforçou-se fazendo regressar alguns dos emigrantes do Futebol Português. Para além de Moreira que há alguns anos alinhava no Campeonato Belga, o clube nortenho apostou nos regressos de Nuno e de Jorge Ribeiro. Ambos os jogadores deixam o Dinamos de Moscovo.

Luís Loureiro reforça o Estrela da Amadora e Frechaut vê no Sporting de Braga o melhor clube para a progressão na sua carreira.

Mas nem todos os lusitanos que representaram o Dinamo de Moscovo regressam à Pátria Mãe. Costinha e Maniche- que foram fundamentais nas conquistas gloriosas do Porto e da Selecção Nacional optam por prosseguir a sua caminhada futebolística a Ocidente, mas em campeonatos com maior prestígio e visibilidade.

Estava uma manhã algo nublada. Não havia chuva, nem frio. Foi um dia de todos os reencontros. Na praça de Anadia encontrei a mãe de uma colega minha junto às tendas de roupa barata. Depois preparava-me para ir a pé, mas apanhei boleia de uma senhora que eu já não me lembrava que existia. Era uma funcionária da Escola Secundária de Anadia que eu, naturalmente, não via há anos.

Os gatos lá em casa continuam com as suas peripécias. Mong ultimamente tem andado muito manso e caseiro. Nem parece o mesmo. Parece que andou em sessões de reabilitação.

Pus mãos à obra no que diz respeito aos textos. Logo é altura de ir para a Internet e há que colocar os textos no blog. E então não é que a minha caneta deve ter ficado na Piscina a passar o fim-de-semana. Não lhe apeteceu vir para casa comigo!

No dia do seu aniversário, há que dar os parabéns ao meu amigo e antigo colega de turma Paulo Adriano. Já há muito que não falava com o actual jogador do Guimarães.

Ouvi um barulho no meu quarto. Alguma coisa andava por lá. Era o gato Léo.

Porto e Benfica jogaram nesta noite de sábado e venceram os seus adversários pelo mesmo resultado. O Porto venceu o Braga por 1-0 e o Glorioso venceu outra agremiação desportiva que veste também de encarnado e branco: o Desportivo das Aves. O golo do Benfica foi marcado por Nuno Gomes num jogo que fica para a história por ter havido uma chuva de cartões.

As emoções futebolísticas prosseguem amanhã. Aguardem!

Situação do dia:
Há uma padeira que costuma entregar o pão porta a porta. Aos sábados costuma passar perto de nossa casa e fazer-se anunciar com a buzina. Temos de nos despachar antes que ela pense que não queremos pão e se vá embora. Estava eu atrapalhada a tentar abrir uma das portas com as minhas chaves. Costumo trazer muitas. Então não é que estava a demorar em acertar com a chave daquela porta! Eu que me queria despachar. Como se costuma dizer: “a pressa é inimiga da perfeição” e “cadelas apressadas parem os cachorros cegos”.

Bacorada do dia:
“Bebeu uma água que se costuma beber quando se faz exame aos rins e estava aflita.” (Que eu saiba, acho que isso é uma água de comer.)

No comments: