Monday, February 25, 2008

Fecho de jornada

Para a noite desta atribulada segunda-feira estavam marcados três jogos onde se poderia definir muita coisa no que diz respeito aos lugares que dão acesso às competições europeias. Benfica, Paços de Ferreira, Marítimo, Leiria e Braga entravam em campo. Iria ser uma noite em cheio para fecho de jornada.

No Estádio dos Barreiros, dois candidatos à Europa mediam forças. Os madeirenses mandaram em casa e venceram a União de Leiria por 2-1.

Semelhante resultado se registou em Braga. Num jogo em que houve grandes penalidades e alguma polémica, os minhotos derrotaram o Estrela da Amadora e, beneficiando da derrota da União de Leiria com o Marítimo, recuperaram o lugar de acesso às competições europeias.

Mas o destaque vai, naturalmente, para o jogo que envolve o Glorioso com o Paços de Ferreira. Um jogo que em certos momentos se tornou imprevisível.

O Benfica adianta-se no marcador com um golo de Simão obtido na transformação de um livre.

O Benfica dilata o marcador com um golo de Nuno Gomes que quebra assim um longo jejum. A turma pacense reage e começa a criar jogada bem perigosas para a baliza de Quim.

O central Geraldo envia uma potente ameixa à baliza do Glorioso. Adivinhavam-se tempos difíceis. A poucos minutos do intervalo, Fahel concretiza mesmo as ameaças do Paços de Ferreira em golo. Foi com 1-2 no marcador que se chegou ao intervalo.

Não se afiguravam tempos fáceis para as águias. O Paços de Ferreira não é um adversário fácil em casa e o Benfica desacelerou um pouco na parte final dos primeiros 45 minutos. Veremos com que atitude entram na segunda parte.

E o Benfica chega ao terceiro golo para tranquilidade dos adeptos que já roíam as unhas e transpiravam por quantos poros tinha a pele. Simão Sabrosa bisou e colou-se ao portista Hélder Postiga como melhor marcador da Superliga.

Para o Paços de Ferreira, resta a consolação de o Leiria ter perdido para continuar na luta por um lugar europeu.

Ah! Esqueci-me de dizer, o Braga agora também tem um avançado polaco. Foi ele que conseguiu duas grandes penalidades. A Briosa que se cuide, que ainda tem de receber a turma arsenalista.

Futebol à parte, é a altura de fazermos o resumo daquilo que foi um belo dia de Sol e Céu azul que começou bem cedo. Não sei bem porquê. Parece que sonhei com porcos, imagine-se.

Consta também que me assustei por causa de uma porta. Foi para acordar melhor. Aliás, as peripécias iriam ser muitas.

Queria lavar os dentes mas não sabia da escova. Terá caído para algures. Quando eu me quero despachar, tem sempre de acontecer alguma coisa.

Andava muito quezilenta nessa manhã. O chiar de uma simples porta incomodava-me profundamente. Há dias assim...

A minha manhã de trabalho não teve nada que se pudesse registar, a julgar pela falta de apontamentos que tenho. Nos autocarros também não se terá passado mesmo nada. Mas esperem que isto vai aquecer!

Na cantina retomou-se o ritmo normal. Toda a gente regressou às aulas após a época de frequências. Retomou-se a confusão e o atraso. Ainda para mais, a torneira do bar ainda continua avariada. Lá tenho eu de ir lavar as mãos a outro lado!

Estava um belo dia de Primavera! O Céu tinha um azul cintilante e o Sol brilhava esplendorosamente. Eu andava pela rua em busca de uma foto de um autocarro para servir de legenda a um texto. Tive a ideia de imaginar como seria um diário escrito por um dos veículos amarelos e brancos que percorrem a cidade de Coimbra, caso eles agissem e pensassem como nós. O texto irá ficar engraçado.

Assim que chego à Piscina para mais uma tarde de trabalho, vou ouvindo as notícias. A actualidade desportiva merece, naturalmente, uma atenção especial da minha parte. Parece que a jornada futebolística em Inglaterra ficou marcada por um escaldante derbi da cidade de Londres. Arsenal e Chelsea defrontaram-se e o resultado foi uma batalha campal bem à maneira da América do Sul. Foi porradinha da boa. Mourinho, claro que também deve ter molhado a sopa. Conhecemo-lo bem. Oh sim!

Bem conhecidas são também as trafulhices de Vale e Azevedo. Todos os dias o antigo presidente do Glorioso é notícia e sempre por processos em que ele é arguido por cometer irregularidades e fraudes atrás umas das outras. Desta vez o processo remonta ao longínquo ano de 1993 e tem a ver com assuntos relacionados com...cortiça.

A chave 31 do cacifo feminino foi encontrada partida aos bocados. É incrível! Apareceram só as pegas, mas nem sinal da chave. Todos os recantos foram passados a pente fino e nada de a chave aparecer. Deve estar perdida algures.

Às vezes basta alguém não falar a nossa língua para haver uns pequenos desentendimentos. Uma estudante húngara não me disse que tinha cartão. Eu tirei uma senha. Por sorte, veio a mãe de um menino e acabou por ficar com essa senha. Foi logo pouco tempo depois e ficou resolvido aquele que foi um grande gato.

De resto a tarde correu dentro da normalidade. Nem esteve bom nem mau.

A aula foi dedicada à Gramática. Os pronomes e os adjectivos mereceram destaque.

Tal como acontece todas as segundas-feiras em que eu venho com a tralha às costas, no fim da aula é um problema para arrumar as coisas como eu as tinha.

A professora chamou-me caracol. À primeira não percebi. Depois ela explicou que era por eu andar com a casa às costas. Por falar em animais, já sei como se diz toupeira em Holandês. Até é uma palavra que todos conhecem. Toupeira em Holandês é, nada mais, nada menos que...de mol.

E lá fui eu com a casa às costas, caminhando o mais depressa que podia. Esperava-me uma emocionante noite de Futebol.

Situação do dia:
Os computadores da nossa sala de aula andavam mesmo loucos. O computador onde eu estava deu para mudar de cores. O fundo do ambiente de trabalho era azul e passava para verde. Havia ainda outros dois computadores que faziam um barulho infernal.

Bacorada do dia:
“Hélder Conduto com uma visão pouco vista.” (É a chamada visão privilegiada com olhos de lince)

No comments: