Sunday, March 04, 2007

Alerta negro

O outro dia fiquei a pensar que antigamente não se ouvia falar tanto em catástrofes naturais que destroçavam Portugal com uma voracidade digna das tempestades tropicais.

Que eu conte este ano, já são umas três ou quatro vezes que se fala em temporais de grande monta. Em Outubro uma violenta tempestade varreu o nosso País de Norte a Sul, deslocando e destruindo tudo o que encontrou pelo caminho.

Na passada Sexta-feira fomos invadidos por chuva, vento forte e trovoada que ameaçavam arrasar com a cidade e obrigavam as pessoas a ficar onde estavam.

Agora está prevista mais uma monumental tempestade. Alguns distritos estão em alerta amarelo e outros estão em alerta laranja. Eu pouco percebo dessa linguagem cromática, apenas me guio pelo alerta negro das nuvens que carregam o Céu e anunciam que vai chover não tarda.

Parece que o temporal irá ser violento e chegará sensivelmente à hora de almoço. Vai ser lindo vai.

Para o distrito de Coimbra estava instalado o alerta amarelo. Logo pela manhã já chovia, mas foi por volta das três da tarde que o vento e a chuva forte fizeram a sua aparição. Mais um treino estragado!

O treino foi realizado, apesar desse alerta amarelo de temporal. Só quando eu já estava em casa e já não tencionava sair à rua é que começou o temporal a sério.

Fora as condições meteorológicas, houve um sonho daqueles muito estranhos. Tinha de atravessar um rio por cima de uns fios suspensos no ar. A certa altura o fio desprendeu-se e eu fiquei presa lá em cima a gritar e a morrer de medo de cada vez que olhava para baixo.

Havia mais um dia de experimentação pela frente. A segunda semana está quase no fim. As viagens de autocarro é que...bem uma série de pessoas não sabe como se passa uma senha numa máquina dos autocarros. Parte dessas pessoas entram nas paragens dos estabelecimentos de saúde.

E depressa chegou a hora do almoço, visto que tudo correu dentro da normalidade. Que bom! Que maravilha! Quando chegámos a Tovim havia outro autocarro que estava para sair e nós passámos para lá. Devia ser assim todos os dias!

Não é todos os dias (mas é quase) que há louça partida na cantina. Desta vez foi um copo. Mais um!

Para além de não saberem lidar com a máquina das senhas no autocarro, algumas pessoas parecem também não saber lidar com a sua própria higiene íntima. Ia um idoso para o hospital com um desodorizante altamente biológico e à base de produtos naturais- urina.

O ambiente na Piscina estava calmo. O tempo não convidava a sair de casa. Para não dormir na parada enquanto não chegava ninguém, pus-me a observar umas fotos que existiam na galeria do computador e que eram exibidas quando ele entrava em stand by. Qualquer pormenor me chamava a atenção. Cães, gatos, pássaros, paisagens...tudo servia para ocupar o tempo livre que ali tinha sem nada para fazer.

O treino acabou por ser condicionado pela chuva. Consistiu em quinze minutos de aquecimento e em exercícios na pista interior. Apesar de tudo, o treino teve a duração de uma hora.

O Braga tinha uma difícil deslocação a Sevilha para defrontar o detentor da Taça UEFA do ano passado e vencedor da Supertaça europeia. Ao intervalo os arsenalistas perdiam por 1-0. De referir que este golo foi marcado por Fabiano que já representou o Porto.

No final, o resultado saldou-se em duas bolas a zero para o Sevilha. Nada ainda está perdido para o Braga.

E com o tempo ruim lá fora, deitei-me naquela noite. Mal sabia eu o sonho que iria ter.

Situação do dia:
Uma aluna da escola tinha uma chave com uma fita azul que facilmente se confundia com as chaves dos cacifos masculinos. Outro aluno confunde a cor da sua carteira.

Bacorada do dia:
"Quando eu olhei, já o quarto árbitro estava a levantar a bandeirola com o tempo de compensação." (Agora o quarto árbitro também tem bandeirola e até assinala os minutos de compensação e tudo. Muito me contam.)

No comments: