Tuesday, May 10, 2022

Na Assembleia da República

 

Foi já perto do dia do evento que soube que iria à Assembleia da República para uma iniciativa inserida no Dia Da Europa.

 

Haveriam debates com a presença de deputados dos vários partidos políticos com assento parlamentar. Discutia-se a participação dos deficientes visuais na vida política que não é muito visível ainda em Portugal. Há muito poucos deficientes visuais que participam ativamente na vida política, filiando-se a partidos e candidatando-se a órgãos de poder local.

 

Houve três painéis com diferentes temáticas mas todas com o mesmo tema: os  deficientes visuais e a vida política.

 

Estando eu na casa da Democracia por excelência, não deixei de abordar a temática da  demora nas juntas médicas que está  a  atrasar a atualização de certidões multiusos para que os cidadãos possam usufruir na plenitude dos seus direitos sem estarem a passar por transtornos financeiros e psicológicos.


Antes de eu terminar a minha intervenção, já irrompia uma estrondosa salva de palmas na sala. Os deputados estavam presentes e tomaram nota deste meu depoimento.

 

De todos os partidos, especialmente dos de esquerda chegou a promessa de se fazer algo para alterar esta situação que está a causar grandes transtornos na vida destes cidadãos que como eu estão reféns de um papel para seguir com a sua vida em frente.

 

No final estive a falar pessoalmente com   a representante do PS  que mais uma vez se comprometeu a ajudar nesta situação. O Bloco de Esquerda aproveitou para criticar o Governo por estar a permitir estes atrasos na realização das juntas médicas das quais dependem muitos cidadãos para seguirem em frente com as suas vidas.

 

Em suma, regressei a casa com o sentimento de missão cumprida. Todos os deputados abordaram a temática dos atrasos nas juntas médicas e tiraram notas sobre esta temática.

 

Vamos ver se esta minha intervenção tem seguimento.

 

No comments: