Foi já perto do dia do evento que soube que iria à Assembleia da República para uma iniciativa inserida no Dia Da Europa.
Haveriam debates com a presença de deputados dos vários partidos políticos com assento parlamentar. Discutia-se a participação dos deficientes visuais na vida política que não é muito visível ainda em Portugal. Há muito poucos deficientes visuais que participam ativamente na vida política, filiando-se a partidos e candidatando-se a órgãos de poder local.
Houve três painéis com diferentes temáticas mas todas com o mesmo tema: os deficientes visuais e a vida política.
Estando eu na casa da Democracia por excelência, não deixei de abordar a temática da demora nas juntas médicas que está a atrasar a atualização de certidões multiusos para que os cidadãos possam usufruir na plenitude dos seus direitos sem estarem a passar por transtornos financeiros e psicológicos.
Antes de eu terminar a minha intervenção, já irrompia uma estrondosa salva de
palmas na sala. Os deputados estavam presentes e tomaram nota deste meu
depoimento.
De todos os partidos, especialmente dos de esquerda chegou a promessa de se fazer algo para alterar esta situação que está a causar grandes transtornos na vida destes cidadãos que como eu estão reféns de um papel para seguir com a sua vida em frente.
No final estive a falar pessoalmente com a representante do PS que mais uma vez se comprometeu a ajudar nesta situação. O Bloco de Esquerda aproveitou para criticar o Governo por estar a permitir estes atrasos na realização das juntas médicas das quais dependem muitos cidadãos para seguirem em frente com as suas vidas.
Em suma, regressei a casa com o sentimento de missão cumprida. Todos os deputados abordaram a temática dos atrasos nas juntas médicas e tiraram notas sobre esta temática.
Vamos ver se esta minha intervenção tem seguimento.
No comments:
Post a Comment