Tuesday, May 24, 2022

“Bocados De Mim” (impressões pessoais)

 

Já disse aqui muitas vezes e nunca é demais repetir: ser poeta não é para todos. Para mim não é de certeza. Por mais que eu tente.

 

De facto, cada vez que leio um livro de poesia, como foi este o caso, fico com a sensação que os poetas são seres com outra sensibilidade, com um sentido próprio e com os sentimentos vários patamares mais acima do que a razão.


também chego à conclusão que ser poeta dá trabalho. Se calhar para aqueles que não são agraciados com a chamada veia poética como eu. Outros deve haver que fazem poemas quase como respiram.

 

Fico espantada como é que as pessoas que escrevem poemas vão buscar tantas palavras caras, tantas figuras de estilo, tantos eufemismos que não lembram ao mais comum dos mortais apenas para expressar o que sentem. Eu não consigo tal proeza. Se calhar porque não tenho sentimentos tão aguçados.

 

Aos meus poemas falta sempre alguma coisa, tal como uma comida que carece de temperos. Sinceramente prefiro a prosa e o conto à poesia.

 

A poesia deve ser um estilo bem íntimo, do amago de cada um, vindo das profundezas da alma dos poetas. Não conhecendo a pessoa que escreve, por vezes não se percebe o poema.

 

Será que outras pessoas vão dizer o mesmo um dia quando lerem um poema meu? Tenho dúvidas.

 

No comments: