Saturday, January 12, 2013

“Sim, tu já aqui estiveste antes”

Mais uma sexta-feira, mais uma noite em que adormeço e acordo quando é quase manhã. Estava a chover, por isso Teka miava de forma estridente, não deixando ninguém dormir em paz e sossego.

Voltei a adormecer e sonhei com uma casa muito velha que era…uma loja. Ficava à esquina de uma rua. A casa não era amarela porque estava pintada dessa cor, era amarela porque as paredes tinham descarnado e tinham sido feitas mesmo com aquela areia amarela.

Por dentro era uma loja ultramoderna…onde só se vendiam livros. Imensos. Tinha lá ido com o meu chefe e estava admirada com o contraste do que o edifício era por dentro e era por fora. Estava mesmo embasbacada.

Reparando no meu espanto, o meu chefe disse-me, para me deixar ainda mais admirada, que eu já ali tinha estado há tempos. Não me lembrava quando. Fiquei confusa. Ele disse:
- “Foi numa ocasião em que aqui houve uma festa.”

Então o sonho voltou para trás no tempo. Notava-se que os acontecimentos remontavam a um tempo passado, a muitos anos para trás na história.

Ali me encontro a ler sinopses de livros. Havia muitos. Aquilo mais parecia uma livraria. A minha colega envergava um blusão vermelho e umas calças de treino pretas. O blusão era impermeável e tinha um capuz. Parecia saída de um campeonato de Atletismo ou algo assim, não de uma loja. Disse que queria falar comigo e pediu que a seguisse.

A alguns metros de distância, eu ia atrás dela. Passava por ali muita gente e eu ia sempre fixada no seu blusão vermelho para não a perder de vista. Já ia a fazer aquele trajecto há alguns minutos que pareciam uma eternidade, sempre desviando-me das outras pessoas, sempre com atenção aos movimento dela para não me perder, quando acordei com a cabeça enfiada debaixo das cobertas e de barriga para cima.

No comments: