Monday, January 21, 2013

“Balada Da Rita” – Sérgio Godinho (Música Com Memórias)



Ontem estava eu a ouvir a Antena 1, onde passa quase sempre música nacional, quer seja mais recente, quer seja antiga como é o caso desta.

Se algum dia soube como se chamava este tema do Sérgio Godinho, esqueci por completo, assim como esqueci que ele existia, até que o ouvi na rádio e recordei que era mais um tema daqueles que eu cantava em criança com outra letra. Tinha a mania de fazer isso e normalmente não saía nada de jeito.

Neste caso, a letra que eu inventava tinha a ver com um cão abandonado que andava sempre com o meu primo e depois acabou por acompanhar a minha mãe aonde quer que ela fosse.

O cão era todo branco e tinha uma queimadura horrível que o deixava com as costas (ou com uma anca, não me lembro bem) em carne viva. Lembro-me que era o tempo das espigas de milho e das abóboras. O meu primo começou por procurar aqueles bichos dos costelos entre as espigas e levava para lá o cão.

Ladrões de milho e outros cereais sempre houve nas aldeias e na minha não era excepção. Falamos aí do ano de 1982 ou 83. Terá sido um episódio desses (ou pura e simplesmente terei inventado) que me inspirou a usar justamente esta música para lhe adulterar a letra. É que a letra que eu inventei falava de roubo de milho, abóboras e outros produtos hortícolas.

Só me lembro desta parte:
“Andam a roubar o milho, põe-te em guarda
Andam a roubar as abóboras, põe-te em guarda
Olha lá vem o cão branco, põe-te em guarda…”

Do resto da letra, se é que havia mais, não me lembro. Lembro-me que a minha mãe contou que foi até ao lugar um dia com esse cão atrás e alguém lhe deu um tiro.


No comments: