Thursday, February 11, 2010

Vodu para Mariano



Muito eu queria que a Briosa fosse á final da Taça da Liga com o Benfica mas o Porto lá ganhou por 1-0.

O autor do golo azul e branco foi Mariano Gonzalez que ultimamente tem andado a fazer muitos golos e até a jogar bem. Ele que até era odiado pelos portistas mas, como era bom rapaz, Mister Jesualdo Ferreira punha-o sempre a jogar. Nem que fosse para o pessoal se rir de todas as suas trapalhadas e treinar um pouco o assobio para que da próxima vez saia insuportavelmente mais alto e que afecte os ouvidos do argentino.

Agora ele resolveu jogar bem. Fez um belo jogo contra o Sporting, marcou um belo golo e hoje voltou a marcar á Académica.

Eu, que já imaginava a Briosa a defrontar o Glorioso SLB no Estádio do Algarve (os meus dois clubes do coração a defrontarem-se) não gostei nem um pouco desse golo e tive uma reacção algo estranha.

Estava debaixo da roupa porque está um frio que nem se aguenta, com as luzes apagadas e a ouvir Rádio Universidade de Coimbra- essa maravilhosa estação de rádio com relatos bem divertidos e, acima de tudo, imparciais. Quando o Jogador Numero Onze do Porto, o Mariano, tocava na bola logo imaginava cenas disparatadas que me faziam rir.

As minhas fantasias foram ficando mais desprovidas de nexo até chegar à fase em que me perguntei: “E se o Mariano sentisse o que eu estava a pensar? Ia ser divertido. Ou então não”.

Dali até se chegar ao vodu foi um pequeno passo. Imaginava-me a fazer um vodu do Mariano e a imprimir-lhe as minhas descabidas torturas. Uma delas era cócegas nos pés. Imaginava o argentino a chegar aos treinos lá no Olival com umas olheiras profundas (ele que é um excelente profissional deu agora em andar na noite como todos os argentinos normais, agora que anda a jogar à craque como eles?). Mister Jesualdo pergunta o que aconteceu e eis que o pobre do Mariano causa a gargalhada geral ao se justificar com o facto de ter sofrido toda a noite de intensa comichão nos pés. Eu gostaria de lá estar mas para isso necessitaria de fazer outro tipo de práticas sobrenaturais.

Na noite seguinte haveriam de ser calores. Agora que está tanto frio, havia de ser lindo vir alguém que não fosse uma senhora respeitável a passar pela menopausa a dizer que não dormiu porque estranhamente tinha calor. De ir ás lágrimas!

Depois das cócegas nos pés e da noite tropical em pleno Inverno e quando os termómetros mal marcam temperaturas positivas, eis que a minha próxima ideia seria comichão por todo o corpo. Uma espécie de urticária que não daria descanso ao mais insensível dos seres. Depois seria a audição de ruídos e de música alta quando nada estivesse aceso. E o rol de castigos por ter marcado aquele golo seria extenso e o mais cómico que se pudesse imaginar.

E assim iam indo as noites do Mariano sem ele saber que alguém como eu tinha ficado chateada por não ver os meus dois clubes do coração no Estádio do Algarve.

O próximo adversário do Porto será o Leixões e o Mariano irá certamente dar continuidade às suas magistrais exibições e depois segue-se o Arsenal. Aí até eu farei um vodu , não para o Mariano, mas para toda a equipa do Porto. Acima de tudo gosto que as equipas portuguesas vençam lá fora.

No comments: