Saturday, January 30, 2010

“A Jangada De Pedra ” ou “O Ensaio Sobre A Cegueira”?

O sismo que se abateu sobre o Haiti no passado dia 12 gerou por todo o Mundo uma onda de solidariedade. De desportistas a cantores, de actores a escritores todos se prestaram para ajudar.

O nosso Prémio Nobel da Literatura não ficou indiferente e mandou a sua editora lançar uma edição especial do seu livro “A Jangada De Pedra” cujo total das vendas reverte a favor da população do Haiti.

Sendo eu uma admiradora das obras de Saramago, tendo lido duas e gostado, tenno de ver se encontro essa obra que eu ainda não li. Assim, com o meu vício da leitura, estou a ajudar quem mais precisa.

No entanto, não sei quem teve a ideia de ser “A Jangada De Pedra” a ser editada. Não li o livro e ainda não me dignei a ver do que tratava a obra. As únicas que li foram “O Ensaio Sobre a Cegueira” e “Caim”- o tal livro que tanta tinta fez correr. Tenho ainda “O Ano Da Morte De Ricardo Reis” mas não sei onde o arrumei.

No meu entender, “O Ensaio Sobre A Cegueira” não seria mal pensado para ilustrar um clima de caos como este em que mergulhou o Haiti. As descrições que oiço todos os dias fazem-me imediatamente lembrar passagens dessa obra em que é relatada a cegueira da alma e da Humanidade.

Oiço falar em indivíduos que apanham a comida que a ONU e outras organizações não governamentais fazem chegar à população e que depois a vão vender a preços completamente incomportáveis que as pobres famílias que querem alimentar as crianças não podem pagar. Na obra de Saramago, havia também um grupo de cegos que tirava a comida dos outros e a vendia depois.

A falta de respeito para com os outros habitantes (do internamento na obra de Saramago, na cidade de Port Au Prince nesta situação) é um pouco similar. A violência grassa entre os habitantes. Alguns deles, tal como na obra de Saramago, servem-se de armas e nem adianta os soldados tentarem colocar ordem.

Quando o grupo dos personagens de Saramago se viu na rua após o incêndio, deparou-se com uma situação em tudo semelhante á vivida nas ruas do Haiti e que era descrita pela mulher do médico que narrava cenas horríveis aos outros que se encontravam cegos.

Havia pilhagens a armazéns com comida também, cadáveres nauseabundos por todo o lado a serem comidos por animais, lixo acumulado e doenças de toda a espécie. Chega a ser deveras coincidente a descrição dos factos reais com os factos inventados por Saramago.

Desconheço se o escritor já fez esse paralelismo. Talvez não e talvez por isso tenha escolhido “A Jangada De Pedra” a sua obra mais apropriada para apoiar as vítimas deste sismo.

No comments: