Tuesday, October 24, 2006

Marcelo Caetano

Parece que se comemoram cem anos sobre o nascimento de Marcelo Caetano. A programação televisiva teve de se associar à efeméride.

Esteve a dar um documentário sobre a vida e obra do homem que foi destituído do Poder aquando do 25 de Abril.

Ora e que sei eu sobre esse período da nossa história? Apesar de ainda não ser nascida naquela altura, sei que Salazar foi substituído por Marcelo Caetano em 1968 ou 69. De início essa mudança fez sonhar os portugueses que desejavam a democracia.

A continuação das práticas habituais num país governado de forma autoritária levou à revolta e assim se fez o 25 de Abril.

Pouco sei de política. É algo que não me interessa e nunca me interessou.

Saber um pouco da nossa história recente e das pessoas que fizeram parte dela é algo que me fascina bastante. Só assim poderemos compreender o que se passa no presente.

E encontrava-me tranquilamente a ver aquele documentário, querendo saber mais alguma coisa sobre Marcelo Caetano e sobre como era Portugal antes de acontecer a "Revolução dos Cravos".

O dia havia sido passado de forma tranquila. Afinal não choveu! Tanto alerta! Tanta tomada de precauções!

Tal como na véspera- e aproveitando o facto de estar de férias- estive a ultimar uns textos.

No comments: