Friday, October 27, 2006

Destino de cão



Não invejo em nada a vida dos animais, principalmente a dos cães. Apesar de o cão ser um animal de extrema utilidade para o Ser Humano, este não o sabe respeitar nem lhe dá o tratamento que ele merece.

Mas não é só o Homem que faz com que a existência canina se torne tão dramática. Os próprios cães são cruéis para com os seus semelhantes e não hesitam em os matar friamente.

Foi o que aconteceu com o cão da minha prima que já havia sido abandonado numa casa pelos donos. Depois de andar perdido pelo lugar, encontrou alguém que exagerava até no amor que nutria por ele. A minha prima sempre tratou aquele animal com um príncipe.

Ontem ela andava arrasada: os cães ferozes de uma vizinha soltaram-se e encetaram uma luta com o cão que estava acorrentado. Desferiram-lhe ferimentos até ele se soltar na ânsia de fugir e ir morrer alguns metros à frente. Foi o marido dela que o encontrou. Ela não se conforma com a perda do seu fiel amigo.

Outra história de cães deixou a minha mãe com uma réstia de esperança de que o cão que desapareceu de nossa casa tomou um rumo feliz. Era um pastor-alemão a quem chamávamos Rex (ver foto). De Agosto a Fevereiro ele andou pela nossa porta. Depois desapareceu sem deixar rasto.

A minha vizinha vinha na rua em Anadia e um pastor-alemão veio ter com ela com ar afável. Seria o Rex? Ela pensa que sim. Outro cão não viria a correr para ela daquela maneira. Parece que o cão está gordo e bem tratado como estava quando andava por aqui.

O nosso cão não se pode aturar por vezes. Morde, magoa, suja e estraga a roupa com os seus dentes afiados. É, no entanto, um sortudo porque tem a sorte de gostarmos imenso dele e de o tratarmos bem. Afinal todos os cães merecem que a sorte não os abandone.

O dia em nada se assemelhava ao da véspera. O Sol havia regressado e a tonalidade do Céu voltava a ser azul.

No Futebol de Praia, Portugal defrontou a Itália. Na selecção transalpina havia um jogador com o nº 7 que parecia o Gattuso. Tinha os cabelos compridos, a barba por fazer e usava o seu excesso de ímpeto e a sua manha para levar a bom porto os seus intentos.

Já no futebol jogado nos relvados, arrancou oficialmente a época em Portugal com a Supertaça Cândido de Oliveira que costuma opor o vencedor do Campeonato ao vencedor da Taça de Portugal. Como o Porto não podia jogar sozinho, a não ser que jogassem titulares contra suplentes, o jogo foi entre o vencedor do Campeonato e da Taça e o finalista vencido da Taça que foi o Vitória de Setúbal. Os portistas venceram por 3-0 e arrecadaram o primeiro troféu da época. O jogo ficou marcado por excelentes golos.

No comments: