Sunday, October 15, 2006

Eu e o Caribe



Na época de Verão, a música que por todo o lado se ouve é bem mexida e vinda de locais exóticos. Em nossas casas também o registo musical que sai de leitores de CD’s e computadores não foge a essa regra.

E lá estava eu de madrugada a ouvir música do Caribe enquanto pesquisava algumas coisas na Internet. E eis que acontece algo de estranho. Uma inacreditável coincidência. Eu até pensei que era efeito do adiantado estado da hora, mas realmente era o que estava a acontecer.

Continuava na minha saga de saber algo mais sobre alguns ciclistas que tiveram uma curta passagem pela Rabobank, se possível, há cerca de nove anos atrás aquando da criação da equipa que agora se designa por Rabobank Continental. Naquela altura- em 1997- a equipa era conhecida por Rabobank Amateurs e incluía muitos ciclistas que, pura e simplesmente, desapareceram do mapa.

Naquela já longa madrugada queria saber mais sobre um antigo ciclista da Rabobank chamado Kasper Nijkamp. Se eu não conhecia, escusado será dizer que ninguém cá em Portugal conhece. Na Holanda também não devem conhecer bem. A não ser que sejam uns entendidos na história da Rabobank.

Mas o que é que este Kasper Nijkamp tem a ver com o Caribe? À partida qualquer associação entre um atleta holandês e uma zona geográfica que ainda fica longe da Europa seria difícil de imaginar. Eu mesma fiquei surpreendida com o que encontrei. Na verdade esse atleta era- imagine-se- oriundo...das Antilhas Holandesas. Era mesmo esse atleta porque os dados coincidiam. O site, para além de ter uma lista de ciclistas caribenhos, ainda tinha uma musiquinha de fundo. O que uma pessoa encontra!

Depois de dormir o habitual sono resolvi aproveitar o facto de o meu pai não estar a ver televisão para ver se o vídeo estava em condições. Como a televisão foi substituída há uns meses atrás e eu não mexi mais no vídeo, queria ver se tudo estava em ordem para ir para a praia e deixar a Volta a Portugal a gravar. Fiquei pior que estragada quando vi que os meus planos acabavam de se desmoronar. Enquanto durasse a Volta não podia ir à praia. Que chatice!

A segunda etapa da Volta que terminou em Lisboa teve um final atribulado com Cândido a ser desclassificado e a perder a camisola amarela para o boavisteiro Manuel Cardoso. A irregularidade cometida pelo ciclista da LA- Liberty impediu o argentino Martin Garrido de lutar pela vitória.

Já era noite e o barulho de arraial fazia-se ouvir. Também se ouviam foguetes. A minha mãe estava já deitada. Eu estava sentada no degrau do corredor que dava acesso aos quartos. Dos seus aposentos ela contou histórias passadas com a minha avó e que metiam porcos e leitões em dias de festa.

A minha avó tinha uma actividade curiosa. Tinha um porco de casta e percorria as casas onde havia porcas com ele. A minha avó saía mesmo do lugar e percorria quase todo o Concelho de Anadia. No dia da festa de Carvalhais, uma senhora de lá teve a infeliz ideia de chamar a minha avó para “prestação de serviços”. Ia a passar a procissão e foram deitados foguetes. O porco teve medo, fugiu e atravessou a procissão descaradamente. O padre ficou furioso e alertou:
- “Ó Marina! Devias ter tido mais cuidado. Então o porco entrou pela procissão dentro!”
A minha avó respondeu prontamente:
- “Procissão?!!! Até pensei que fosse um funeral.”

Outras histórias de porcos e de festas foram contadas, mas não me lembro bem como eram. Fui para dentro procurar um livro sobre sonho para ler até longas horas da madrugada. A noite estava quente.

Situação do dia:
Mas porque é que as coisas que um dia procurámos com tanta insistência não apareceram nessa altura e vão aparecer depois quando procuramos outra coisa? Isso passou-se com uma pasta vermelha onde eu guardava alguns documentos importantes. Há mais de um ano que eu a procurava justamente no sítio onde ela foi aparecer agora. Não a encontrava e ficava a pensar que ela tinha ido para o lixo dentro de uma mochila velha. Quando pensava nesse destino, ficava angustiada porque aquela pasta continha certificados e outras coisas de extrema importância. Naquela noite andava à procura de um livro sobre os sonhos e, qual não é o meu espanto quando meti as mão em cima daquela pasta. Escusado será dizer que fiquei bastante feliz por a ter achado.

No comments: