Muito se tem dito e escrito sobre o que se passou no sábado no Jamor. Foi de facto um jogo que denegriu a nossa imagem lá fora. Fomos motivo de chacota no Mundo inteiro e ninguém assume a culpa pelo que se passou.
Também se deve dizer que não vivemos tempos normais. Vivemos uma instabilidade social enorme porque não sabemos o que fazer nem reagimos com a celeridade que a evolução da pandemia obriga.
Provavelmente aqui nem houve culpados ou inocentes. Simplesmente surgiu um acontecimento novo do contexto pandémico que apanhou toda a gente de calças na mão, autoridades de saúde incluídas.
Sem estes novos dados, dizia aos quatro ventos que o principal culpado deste episódio era sem dúvida o presidente da BSAD Rui Pedro Soares mas talvez ele tenha também sido apanhado no tropel da nova estirpe que alarmou as autoridades de todo o Mundo e chegou a Portugal precisamente por via de um jogador da BSAD que é considerado o paciente zero em Portugal desta nova estirpe proveniente da África do Sul.
Mas Rui Pedro Soares já desconfiava que as autoridades de saúde se viravam para sua casa na descoberta desta nova estirpe. O erro do dirigente foi confiar que, dado o alarme para esta nova estirpe, as autoridades de saúde iriam cancelar o jogo alegando perigo de saúde pública.
Tal não aconteceu mas terá havido falha entre as autoridades de saúde e a Liga. É que o regulamento em vigor determinava que os jogadores que estivessem com testes negativos podiam ir a jogo. Surgiu esta nova e desconhecida estirpe e as autoridades de saúde mandaram para confinamento os restantes jogadores. Pelo menos foi isso que eu percebi. Assim sendo, foram mudadas as regras a meio do jogo, por assim dizer, e ninguém estava avisado.
Agora percebo a indignação e a estupefação gerada. Os clubes simplesmente tiveram de ir a jogo. A comunicação entre Liga e autoridades de saúde falhou redondamente e há que adaptar as novas condições pandémicas ao Futebol.
Sabe-se que uma paragem total no Futebol pode ser dramática para muitos dos clubes que vivem já dificuldades financeiras. O constante adiamento de jogos ou situações como esta também são incomportáveis.
Urge chegar a um entendimento. Para situações desesperadas, soluções desesperadas.
Tirando este jogo que ainda na ose sabe como vai ficar, apesar de o Benfica já ganhar por 0-7 quando o mesmo foi dado como finalizado, a restante jornada decorreu sem surpresas. Sporting, Porto e Sporting de Braga venceram sem quaisquer problemas.
Coube aos bracarenses encerrar a jornada 12. O destaque vai naturalmente para ricardo Horta. A assinalar duzentos e cinquenta jogos no nosso campeonato, o jogador português assinalou o feito com uma exibição mágica.
Não se percebe por que é que Ricardo Horta é tão esquecido, quer pelos nossos maiores clubes, quer mesmo pelo nosso selecionador nacional. Merece sem dúvida outros palcos.
A covid19 paira como uma medonha sombra negra sobre o nosso campeonato. Na próxima semana há dérbi e existem surtos no Tondela e na BSAD que prometem mexer com os calendários.
Está instalado o caos.
No comments:
Post a Comment