Será que as pessoas que nos rodeiam nos fazem realmente bem?
Será que podemos escolher as pessoas que queremos que entrem nas nossas vidas? Será que estamos a atrair as pessoas certas? Haverão entre os nossos amigos, familiares, companheiros, algumas pessoas que só nos estão a fazer mal?
Estas e outras questões são abordadas por Margarida Vieitez no seu livro. Uma obra para todos que nos leva a refletir sobre as nossas relações pessoais, sejam elas de amizade, familiares, amorosas ou laborais.
É certo que não podemos escolher os nossos familiares. Podemos é escolher a forma como nos relacionamos com eles de modo a tirar partido ou não dessa relação sem que disso advenha sofrimento.
Por vezes as dificuldades de nos desligarmos de uma relação tóxica levam-nos ao sofrimento psicológico e por vezes físico. Por vezes não será fácil desligar-se daquela pessoa, permitindo que ela nos sugue, maltrate, humilhe. Estas tomadas de decisões podem levar a desfechos muito graves. A violência doméstica será apenas um dos vértices visível desta incapacidade que muitos de nós temos em nos desligar de pessoas que não interessam.
Mesmo nós próprios, com constantes pensamentos negativos, incapazes de ver o lado positivo até das coisas mais negativas, podemos ser tóxicos para nós próprios, atraindo assim para o nosso caminho pessoas como nós ou piores ainda.
O ideal é estar bem com a vida. Mais pessoas solares ou estrelares serão atraídas para a nossa vida.
No comments:
Post a Comment