Thursday, December 16, 2021

“Uma Breve História Do Tempo” (impressões pessoais)

 

O que dizer deste livro? Em primeiro lugar devo dizer que não percebi nada.

 

De vez em quando há que sair da nossa zona de conforto. Deixa estar que já separei uns livros das minhas temáticas preferidas para me entreter nos próximos tempos e para compensar esta minha escapadinha para assuntos dos quais pouco ou nada percebo.

 

Devo dizer sinceramente que admiro este senhor- Stephen Hwking. Completamente paralisado com uma doença degenerativa por longos anos, não deixou de escrever livros, dar palestras, continuar as suas investigações…é que só há pouco tempo é que ele morreu. Davam-lhe dois anos de vida e ele viveu décadas sempre intensamente. E que mente lucida ele tinha!

 

É pena que eu pouco perceba de Física. Quando tive essa disciplina no ensino secundário, tive de recorrer a cábulas para a ultrapassar. Já sabia que não tencionava pegar-lhe mais…

 

Sinceramente, é areia demais para a minha camioneta de criatura  avessa a fórmulas e números. A teorias também. Mesmo que sejam sobre o Universo.

 

O que tirei deste livro? Que o Universo surgiu com o big Bang e provavelmente terminará com o esmagamento.

 

Eu prefiro a abordagem que José rodrigues dos Santos fez sobre este mesmo tema, enquadrando-o numa história de  ficção. Assim aprendo muito mais e não me disperso.

 

Uma última nota para alertar para as chamadas de atenção para figuras que o livro físico tinha. Sendo assim, será um livro muito difícil de acompanhar para nós, deficientes visuais.

 

Valeu a tentativa! Seguramente alguma coisa o meu cérebro guardou, mesmo que agora pense que a informação entrou a cem e saiu a duzentos, desafiando  até as mais complexas teorias da relatividade.

 

No comments: