Tuesday, December 01, 2015

“When The Smoke Is Going Down”- Scorpions (Múisica Com Memórias)




Quando eu era pequena, achava bandas como os Scorpions, os Pink Floyd e muitas outras deprimentes. É uma falha ainda não ter trazido aqui a memória do “Still Lovin You” dos Scorpions mas tenho-me esquecido. Envolve descobertas de roupa numa arca numa tarde em que me sentia algo deprimida.

A recordação agora é outra com outro tema dos Scorpions. Poucos anos depois dessa tarde, estava eu no arraial da aldeia ao som de um grupo chamado 2002. Estávamos aí em 1985 talvez. Nesse grupo, soube alguns anos mais tarde, estava a tocar o meu amigo Gigio. Na altura ainda não me conhecia.

Nos arraiais da terrinha, há sempre quem tenha bebido e, nem o arraial se fazia, se as pessoas não reclamassem quando o grupo tocasse música estrangeira. Naquela altura era assim mas o meu amigo Gigio nunca gostou de tocar música pimba que naquela altura não havia. Então tocava-se Scorpions que eu não gostava nada e Eric Clapton, lembro-me eu. Também não gostava, claro está. Ah, também não gostava de música portuguesa naquela altura. Para mim tinha de ser música estrangeira com algum ritmo. Baladas não.

Lembro-me que tocaram esta música de uma forma brutal, hoje posso dizê-lo. Naquela altura passou-me despercebido. Também tinha aí uns nove ou dez anos. Hoje recordo-me da forma como eles tocaram e interpretaram isto. Simplesmente fantástico.

Ainda sobre este tema. Já quando andava a estudar, havia uma vizinha de quarto que trazia para lá os amigos até altas horas e todos faziam barulho, não deixando descansar os outros. Um dia, melhor, uma noite, alguém com uma viola não parava de tocar os acordes iniciais desta música. Só que não passou mesmo dos acordes iniciais.

Eu gosto muito dos Scorpions hoje em dia. Isso passa-se aí desde há uns dez anos a esta parte. Não mais.

No comments: