Tuesday, December 01, 2015

Um programa muito à frente



Ao deparar-me com certas ideias e conceitos extremamente inovadores, cada vez mais tenho a convicção de que muitas dessas ideias peregrinas surgiram de sonhos. O Ser Humano simplesmente transportou para o mundo real o que o seu subconsciente lhe deu assim de não beijada. São uma espécie de profetas de hoje, mas para o sucesso. Este sonho que aqui vou narrar não é de todo impossível de ser transportado para a realidade.

Havia um programa que passava antes dos noticiários das oito. Era um reality Show mas não era como aqueles que conhecemos em que cidadãos anónimos que se candidatam a famosos vão para uma casa em que têm de viver e competir com outros concorrentes. Aqui era muito à frente e muito polémico também. Passo a explicar.

O protagonista de cada dia era diferente e, pura e simplesmente, não sabia que estava a ser filmado durante algum tempo. Um dia inteiro, provavelmente. A pessoa que se candidatava a uma quantia em dinheiro tinha de escolher um amigo, conhecido ou mesmo inimigo que valesse a pena ser filmado. Depois penso que ganharia uma certa quantia consoante a votação do resumo do filme.

O concorrente receberia uma câmara de vídeo ou um transmissor digno de serviços secretos, colocaria algures em casa ou no saco da vítima e estava pronto a transmitir com som e imagens a cores tudo o que se fazia. Claro que isto estava a causar polémica porque tudo isto só tinha piada sem o consentimento da pessoa. Acho que a pessoa filmada nem o dinheiro via. A não ser que a outra pessoa fosse generosa. Este programa podia permitir, por exemplo, que desconhecidos fossem escolhidos. Alguém que fosse a passar na rua com uma carteira ou mochila. Depois era esperar que essa pessoa desse um bom filme da sua própria vida.

Claro que tinham de fazer isso comigo. Não sei quem foi que colocou um pequeno transmissor na minha carteira ou na minha mochila. Então, sem saber que estava a ser filmada, agi normalmente. Se acaso soubesse que ia passar na televisão, teria tido mais cuidado. A piada estava aí mesmo. Simplesmente se vivia normalmente.

Naquela tarde, estava a ver o programa. Até me ria com as cenas que apanhavam os outros a fazer. Naquele final de tarde, deparei-me comigo a ser filmada e toda a cor desapareceu do meu rosto.

Fui filmada a despir-me, a cantar, na casa de banho, a dizer mal de algumas pessoas e muito bem de outras, a dizer palavrões quando a vida não me corria bem, a vasculhar tudo à procura das coisas…Aí com uns dez minutos de vídeo, toda a minha reputação veio abaixo.

Se eu encontrasse quem fez isto…acho que iam voltar a filmar mas desta vez o filme seria de acção.

No comments: