Tuesday, December 22, 2015

“Mãe”- Frei Hermano Da Câmara (Música Com Memórias)



Já que falei em músicas que me causavam sensações negativas, entretanto lembrei-me desta. Já não ouço isto desde essa altura mas duvido que a minha opinião acerca desta música tenha mudado.

Já que a consegui encontrar, vou fazer o sacrifício de a ouvir.



Para já, esta música é melancolia mesmo desde os primeiros acordes. Depois, Frei Hermano Da Câmara interpreta-a com um sentimento incrível e isso, já naquela altura, me metia uma certa impressão. Há partes da música mesmo em que ele parece estar a sentir mesmo cada palavra que está a cantar.

É incrível também como, apesar da minha tenra idade, ouvindo isto numa cassete sem grandes condições sonoras, consegui interpretar este poema. O protagonista depara-se com a morte da sua mãe e está junto ao corpo dela a beijá-la e a lamentar a sua perda. Ele simboliza aqui todas as pessoas que se deparam repentinamente com a perda da sua mãe. Qualquer pessoa reagiria assim.

O poema está muito bem feito e o fadista (Frei Hermano Da Câmara) dá-lhe uma carga emocional muito grande quando canta. Tudo isto é acompanhado por um conjunto de instrumentos que parecem mesmo estar a acompanhar o estado de espírito dele.

Ouvindo esta música muitos anos depois, não sinto repulsa, apenas alguma melancolia que, dado o meu próprio estado de espírito, está mais exacerbado. Digamos que ouvi a música e estive atenta ao poema. Isso fez toda a diferença. Hoje tenho a capacidade de apreciar e interpretar, coisa que naquela altura já tinha mas não tinha tão desenvolvida como tenho hoje. Naturalmente.


No comments: