Tuesday, December 29, 2015

“A Biblioteca Das Sombras” (impressões pessoais)



E se um livro, de repente, fosse usado como uma arma poderosa e até mortífera? E se houvesse alguém com obscuros poderes que conseguisse ouvir ou até influenciar a nossa leitura?

Daqui parte a história de Jon que, depois da morte do pai, se vê envolvido num mundo misterioso que ele nem fazia ideia que existia, tão absorvido que estava na sua carreira de advogado. A loja de livros antigos do seu pai é o ponto de partida para uma mudança radical na sua vida. Ele descobre ter poderes quando decide passar a fazer parte dos Lectores- uma sociedade secreta composta pelas pessoas que possuem poderes de ouvir e influenciar o que alguém está a ler.

A aventura leva-o até…ao Egipto (é incrível como tudo vai dar lá!) onde na nova biblioteca de Alexandria tem uma missão obscura para cumprir usando os seus poderes acima da média.

Há que realçar a imaginação de Mikkel Birkegaard que teve a ideia de fazer do livro mais do que um objecto de prazer e de enriquecimento cultural. Muitas vezes estava a ler e ia pensando se estava alguém a ouvir-me a ler ou a influenciar-me, enviando as imagens que sempre me vão surgindo quando leio e que por vezes me fazem imaginar como adaptaria eu o que estou a ler a televisão, teatro ou cinema.

Grande obra! Recomendo a todos os que, tal como eu, gostam de ler.

No comments: