Friday, December 18, 2015

“Romaria”- Elis Regina (Música Com Memórias)




É incrível como, em certa altura da minha vida, fugia positivamente desta música porque ela me assustava de certa maneira, vá lá saber-se porquê. Hoje adoro isto. É uma das grandes canções que conheço.

Aí em meados dos anos oitenta, esta música passava muito na rádio. Eu julgo que a morte de Elis Regina remonta ao final dos anos setenta mas não tenho bem a certeza. Uma vez, estava eu em casa de uma tia minha. Penso que a minha prima ainda era muito pequena e o pai dela trabalhava de noite. Ele preparava-se para ir trabalhar e ouvia rádio no quarto. Estava a passar esta música e eu…vim para a rua. Não suportava mesmo esta canção. Era uma tortura. Tais acordes provocavam em mim uma sensação deveras assustadora. Hoje as coisas não são assim, bem pelo contrário.

Quando é que tudo mudou? Uma manhã adormeci a ouvir rádio. A certa altura, estando a sonhar e a ouvir tudo o que passava na rádio, não pude fugir desta música. Estava a dormir. Estava numa fase em que se pode controlar o sonho e esta música estava-me a levar por caminhos bem agradáveis, ao contrário do que acontecia na realidade. Estava a levitar ao som destes acordes outrora bem assustadores para mim. Na parte final, quando Elis Regina canta o refrão com outras pessoas, o sonho lúcido atingiu o auge e estava-me a sentir extremamente feliz. Juntei-me ao coro e cantava também. Apesar de não ser difícil cantar isto, para quem fugia desta música, até estava bem afinada.

A partir desse dia, passei a adorar esta canção, tal como hoje adoro outras que também detestava em criança. Esta é especial porque eu não tolerava mesmo ouvir isto. Tinha medo desta música ou algo assim. Causava-me arrepios.

Para completar a informação de há pouco, Elis Regina faleceu a 19 de Janeiro de 1982, nessa altura, portanto. Talvez eu soubesse, de certa forma, que a intérprete de “Romaria” já tinha morrido e isso talvez fizesse com que eu nem sequer tolerasse ouvir a música.


No comments: